-
ONLINE COLLABORATION: HOW TO ASSESS?||COLABORAÇÃO ONLINE: COMO AVALIAR?
- Voltar
Metadados
Descrição
In this article we present an instrument to assess collaborative learning environments mediated by ICT, with predominantly asynchronous communication, which had as its starting point the model developed by Murphy (2004). Such a model is emerging context interaction and collaboration as triggering elements to be developed a favorable climate for joint development of knowledge. These elements represent a continuous process and evolution that can be viewed through the following stages: i) social presence, ii) articulating individual perspectives; iii) host or reflecting the views of others; iv) Co-construction of shared perspectives and meanings; v) construction of shared goals and purposes, and vi) Producing shared artefacts. Based on this principle, we present an evaluation grid of these phases we developed and validated from the original instruments proposed by the author. Finally we will briefly final consideration of the importance of this instrument in online education.||Nesse artigo vamos apresentar um instrumento destinado a avaliar a aprendizagem colaborativa ocorrida em ambientes mediatizados pelas TIC, com comunicação predominantemente assíncrona, que teve como ponto de partida o modelo desenvolvido por Murphy (2004). O referido modelo tem como base a interação e colaboração como elementos desencadeadores de um clima favorável à construção conjunta do conhecimento. Esses elementos representam um processo em contínua evolução e que se concretiza ao longo das seguintes fases: i) presença social; ii) articulando perspectivas individuais; iii) acolhimento ou refletindo as perspectivas dos outros; iv) co-construção de perspectivas comuns e significados; v) construção de objetivos compartilhados e propósitos e vi) Produzir artefactos compartilhados. Partindo deste princípio, apresentaremos uma grelha de avaliação que desenvolvemos e validámos a partir dos instrumentos originais propostos pelo autor. E por fim faremos breves considerações finais sobre a importância do referido instrumento para o estudo dos processos de ensino e aprendizagem na educação online.
Periódico
Colaboradores
CIED, FCT
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Lisbôa, Eliana Santana | Coutinho, Clara Pereira
Data
14 de fevereiro de 2013
Formato
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 4, n. 7 (2013) | 19826109
Assuntos
Educação, Educação a Distância | colaboração, objetivos partilhados, conhecimento, TIC.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | "Avaliado por Pares"