Descrição
This paper discusses, through literature, the inclusion of multiculturalism in research on teacher education. Established a time frame between the years 2000 to 2006 and elected as a source of data collection, the papers presented at ANPEd and ENDIPE and journal articles focused on discussion of multiculturalism. It is possible to point out that there is a polysemy among the selected studies, for example, critical multicultural perspective, the intercultural and postcolonial. It appears that the results of selected texts reveal a more defined around a conservative. Closed emphasizing the importance of critical multiculturalism, especially the concept of frontier identity, and the greater emphasis should be given to what has been done with cultural issues in the training of tutors, rather than restrict the discussions concern alluding to the multiple meanings of multiculturalism.||Este trabajo discute, a través de la literatura, la inclusión de la multiculturalidad en la investigación sobre la formación del profesorado. Establecimiento de un marco de tiempo entre los años 2000 a 2006 y eligió como fuente de recopilación de datos, los documentos presentados en ANPEd y ENDIPE y artículos de revistas se centró en el debate del multiculturalismo. Es posible señalar que existe una polisemia entre los estudios seleccionados, por ejemplo, la perspectiva crítica multicultural, intercultural y postcolonial. Parece que los resultados de los textos seleccionados revelan una más definida en torno a un conservador. Cerrado haciendo hincapié en la importancia del multiculturalismo crítico, especialmente el concepto de identidad de frontera, y el mayor énfasis debe darse a lo que se ha hecho con los temas culturales en la formación de tutores, en lugar de restringir las discusiones preocupación aludiendo a los múltiples significados de la multiculturalidad.||Este texto procura discutir, por meio de levantamento bibliográfico, a inserção do multiculturalismo na pesquisa sobre formação de professores. Estabeleceu um recorte temporal entre os anos de 2000 a 2006 e elege como fonte de coleta de dados os trabalhos apresentados na ANPEd e no ENDIPE e os artigos publicados em periódicos com foco na discussão do multiculturalismo. É possível apontar que há uma polissemia entre os estudos selecionados, como, por exemplo, as perspectivas multicultural crítica, a intercultural e a pós-colonial. Constata-se que os resultados dos textos selecionados revelam um tratamento mais próximo de uma acepção conservadora. Encerra ressaltando a importância do multiculturalismo crítico, sobretudo, do conceito de identidade de fronteira, bem como o maior destaque que deve ser dado ao que se tem feito com as questões culturais na formação de professores/as, ao invés de restringir a preocupação às discussões alusivas às múltiplas acepções de multiculturalismo.