Descrição
Originário de uma investigação mais ampla desenvolvida na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Itapetinga, este trabalho apresenta uma discussão sobre a docência no Ensino Superior através da apreensão e análise das representações sociais de alunos universitários sobre o “bom professor”. Participaram desta pesquisa, universitários de três cursos (Pedagogia, Química e Zootecnia), de distintas áreas do conhecimento, o que tem possibilitado a realização de uma análise comparativa das representações sociais. O estudo fundamenta-se nos debates sobre formação, profissionalização e atuação docente, apontados por Tardif (2008), Isaia (2006) e Pimenta (2005), e na Teoria das Representações Sociais (TRS) sob a ótica de Guareschi e Jovchelovitch (1998), Moscovici (2003) e Minayo (1998) que defende a aplicação da TRS na educação, por possibilitar ao pesquisador interpretar e compreender os elementos e fenômenos constituintes da prática educativa, oriundos da relação que os sujeitos estabelecem entre si e com o processo educativo. Os resultados evidenciam que os universitários, participantes do estudo, possuem as seguintes representações sobre o “bom professor”: aquele que possui uma prática docente diferenciada; que possui uma boa didática, manifesta no manejo adequado da sala de aula; e ainda, aquele que se envolve com outras atividades acadêmicas, sobretudo a pesquisa. Ademais, espera-se que os resultados da pesquisa possam oferecer pistas para a reflexão da prática pedagógica desenvolvida na instituição estudada como também para a política de formação docente adotada