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O transtorno global do desenvolvimento na educação inclusiva: escola comum ou escola especial?
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Metadados
Descrição
Este trabalho configura-se numa proposição de estudo de caso, que procurou discutir e orientar a prática pedagógica de alunos da educação especial, com vistas ao seu desenvolvimento acadêmico. Foi realizado no decorrer de um ano letivo, numa unidade escolar de uma rede municipalde ensino do oeste paulista. Contou com a participação de professores do ensino comum, da educação especial, gestores da escola e fez parte de um conjunto de ações desenvolvidas no projeto de extensão universitária, numaproposição conjunta entre universidade e escola. Num primeiro momento foram realizadas observações do cotidiano escolar de um aluno com transtorno global do desenvolvimento, autismo, e de uma aluna com duplodiagnóstico, paralisia cerebral e autismo, associada à coleta de informações sobre as trajetórias educacionais e os diagnósticos clínicos. Com base nessasinformações efetivaram-se intervenções psicoeducacionais com os alunos e professoras especialistas e aplicou-se a Escala de Comportamento Adaptativo Vineland. De modo geral, identificou-se um padrão restrito de aprendizagensfuncionais e comportamentos interacionas nos casos observados. Ao final da proposta questionou-se qual a contribuição das práticas pedagógicas, ofertadas na sala de aula comum, para o desenvolvimento educacional dosalunos em questão. As análises foram compartilhadas com os profissionais da escola e com os respectivos familiares, e direcionamentos foram apontados a favor da manutenção no ensino comum ou ao encaminhamento à escola especial.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Camilo Ciantelli, Ana Paula | Leite, Lucia Pereira
Data
5 de novembro de 2013
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Práxis Educacional; v. 10 n. 16 (2014): Educação Inclusiva; 105-127 | Práxis Educacional; Vol. 10 Núm. 16 (2014): Educação Inclusiva; 105-127 | Práxis Educacional; Vol. 10 No. 16 (2014): Educação Inclusiva; 105-127 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Autismo | Educação Especial | Educação Inclusiva | Psicologia da Educação | Transtorno Global do Desenvolvimento
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion