-
Photography and childhood: the universe of symbolic “favors” children and representations||Fotografia e infância: o universo simbólico das “lembrancinhas” de crianças e suas representações
- Voltar
Metadados
Descrição
The photographic resource emerged in the nineteenth century promoted one of the most significant symbolic reconstructions of the world. This is due to the fact that for the first time the man could achieve "perfection" of their representation. This will influence the way we visualize the man himself and the surrounding society. The photograph, now something trivial to contemporary society extremely linked frequent technological innovations, has many unexplored properties. The objective of this work is to analyze the narrative discourse in photographs and their representations of childhood. The usual souvenir photo to relatives, especially for the godparents of children remains common practice, albeit in different ways. Today, the "souvenirs" cameras are being replaced by other technological resources, among them, perhaps the most popular e-mail. If this factor promoted on the one hand, the increased circulation of the world images also commonplace by another workman merely as illustrative of the written text. The imagery language carries a number of meanings, translating times and directions, offering other possibilities of interpretation beyond the written text.||O recurso fotográfico, surgido no século XIX, promoveu uma das mais significativas reconstruções simbólicas do mundo. Isso se deve ao fato de que pela primeira vez o homem conseguia atingir a “perfeição” de sua representação. Isto influenciaria o modo como o homem visualizaria a si e a sociedade circundante. A fotografia, hoje algo trivial para a sociedade contemporânea extremamente vinculada às frequentes inovações tecnológicas, possui muitas propriedades pouco exploradas. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar os discursos narrativos em fotografias e suas representações sobre a infância. O costume da lembrança fotográfica aos parentes, em especial para os padrinhos de crianças, permanece como uma prática corrente, ainda que de diferentes formas. Atualmente, as “lembrancinhas” fotográficas vão sendo substituídas por outros recursos tecnológicos, entre eles, talvez o mais popular, os e-mails. Se este fator promoveu, por um lado, a maior circulação de imagens no mundo por outro também a banalizou como mero artífice ilustrativo do texto escrito. A linguagem imagética carrega uma série de significados, traduzindo tempos e sentidos, oferecendo outras possibilidades de interpretação para além do texto escrito.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Contri Paz, Felipe Rodrigo | Silva, Gilberto Ferreira da
Data
2 de julho de 2013
Formato
Identificador
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1120 | 10.18316/1120
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Educação, Ciência e Cultura; v. 18 n. 1 (2013); p. 91-100 | 2236-6377
Assuntos
Photography | Childhood | Representations | Discourses narrative | Fotografia | Infância | Representações | Discursos narrativos
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion