Descrição
This paper presents a brief overview of the production and circulation of Anton Pávlovitch Chekhov's major plays in European and American stages in the early twentieth century. This retrospective has a specific scope and intends to show how the “myth of chekhovism” was formed through these staging. This reading was implemented in a non-linear path and with some conflicts, but, at the same time, it influenced in decisive ways the first moments of Chekhov’s Brazilian reception.||Este artigo tem por objetivo apresentar um breve panorama da produção e circulação de encenações das principais peças de Antón Pávlovitch Tchékhov (1860-1904) nos palcos europeus e americanos no início do século XX. Tal retrospectiva tem um recorte específico e pretende mostrar como ao longo dessas encenações se consolidou o que se convencionou chamar “mito do tchekhovismo”. Tal leitura, que vigorou de maneira não linear e com conflitos, influenciou de maneira decisiva os primeiros momentos de recepção da dramaturgia de Tchékhov no Brasil. ||Este artículo tiene por objetivo presentar un panorama breve de los montajes de las obras teatrales más importantes de Antón Pávlovich Chéjov (1860-19040), así como su tránsito en los palcos europeos y americanos a inícios del siglo XX. Esta retrospectiva tiene una lectura específica y pretende mostrar como se consolidó el llamado “mito del chejovismo” a lo largo de estos montajes. Tal lectura, que fue implementada de modo no linear y con algunos conflictos, influyó de forma decisiva en la percepción brasileña acerca de la dramaturgia de Chéjov.