-
Por um modelo actancial do corpo em metamorfose no cinema de horror||For an actantial model of the body in metamorphosis in horror film
- Voltar
Metadados
Descrição
Não há como escapar da afirmação de que o cinema de horror postula as agruras do medo na representação grotesca do corpo. Um subgênero que desponta desse tipo de cinema é o horror corporal, em que o efeito de sentido do medo é proveniente da construção de um corpo monstruoso-horrendo, cuja identidade figurativa foi antes projetada como um modelo actancial do corpo em metamorfose. Como centro de referência da carne, a metamorfose é fundamentada a partir de quatro forças que geram pressões e impulsões sobre o corpo-actante do sujeito em construção, condicionando-o a um regime corporal específico. Tais forças incidem sobre o corpo-actante e o projetam para fora do seu eu de referência, em que se postula o avesso como uma nova forma de vida. O avesso do sujeito é o horizonte do antissujeito em prol do grotesco. Dos corpos em projeção na diegese fílmica, podemos afirmar que o horror corporal apresenta características inquietantes, tanto na concepção de corpos-actantes imersos no medo, quanto na percepção de um corpo que enuncia o desconforto do sobrenatural grotesco como forma de extravazar as angústias do mundo. Portanto, postula-se aqui um modelo actancial do corpo em metamorfose, estabelecido no enunciado de horror a partir de quatro forças que moldam um regime corporal orientador do desenvolvimento das narrativas do medo: a modificação; a transformação; a transmutação; e a mutação. ||There is no escaping the assertion that horror cinema postulates the hardships of fear in grotesque representation of the body. A subgenre of this type which emerges is the body horror, wherein the effect of sense of fear arises from the construction of a monstrous-horrendous body, whose identity was previously figurative designed as a model actancial body in metamorphosis. As a reference center of the flesh, the metamorphosis is grounded on four forces that generate pressures and impulses on the body-actant of the subject in construction, limiting it to a specific body system. These forces affect the body-actant and protrude out of his self reference, as it postulates the reverse as a new way of life. The subject is the reverse of the anti-subject horizon towards the grotesque. Projection of bodies in the filmic narrative, we can say that the body has characteristics disturbing horror, both design of bodies-actants immersed in fear and perception of a body that sets the discomfort of the supernatural as a grotesque form of spill over the anxieties of the world. Therefore, it is postulated here a model actancial body in metamorphosis, established in the statement of horror from four forces that shape a system body guiding the development of the narratives of fear: the modification, the transformation, the transmutation, and the mutation.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Silva, Odair José Moreira da
Data
18 de junho de 2013
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/esse/article/view/61244 | 10.11606/issn.1980-4016.esse.2013.61244
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Estudos Semióticos; Vol. 9 No. 1 (2013); 33-46 | Estudos Semióticos; Vol. 9 Núm. 1 (2013); 33-46 | Estudos Semióticos; v. 9 n. 1 (2013); 33-46 | Estudos Semióticos; Vol. 9 No 1 (2013); 33-46 | Estudos Semióticos; Bd. 9 Nr. 1 (2013); 33-46 | Estudos Semióticos; V. 9 N. 1 (2013); 33-46 | 1980-4016
Assuntos
Body | Metamorphosis | Body horror genre | Grotesque | Cinema | Corpo | Metamorfose | Horror corporal | Grotesco | Cinema
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion