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Mapeamento dos Municípios com Ensino de Italiano em Escolas Públicas||Mapeamento dos municípios com ensino de italiano em escolas públicas||Mapeamento dos municípios com ensino de italiano em escolas públicas
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Metadados
Descrição
O objetivo deste artigo é apresentar um mapeamento dos municípios do Brasil que possuem ensino de italiano em escolas públicas, mas primeiramente tratamos dos documentos oficiais que regulamentam o papel das línguas estrangeiras na Educação Básica. Embora tenhamos realizado um levantamento da situação em cada estado do Brasil, reconhecemos que os dados obtidos podem não cobrir toda dimensão territorial de nosso país. A análise dos dados nos permite afirmar, primeiramente, que há um conhecimento parcial, por parte de órgãos e instituições, acerca da realidade do ensino de italiano em contexto público; em segundo lugar, que, de forma surpreendentemente positiva, o ensino de italiano está presente não apenas nas escolas públicas no sudeste e no sul, mas também em outras regiões do país||Lo scopo di questo lavoro è presentare un panorama delle città brasiliane che offrono corsi di italiano nelle scuole pubbliche, ma prima discutiamo i documenti ufficiali che regolano l’offerta delle lingue straniere. Malgrado abbiamo realizzato un rilevamento delle offerte relative ai corsi di italiano in Brasile, riconosciamo che i nostri dati possono essere incompleti. L’analisi dei dati ci permette di affermare, in primo luogo, che molte istituzioni e associazioni italiane non conoscono la realtà delle offerte dei corsi di italiano; in secondo luogo, possiamo dire che, in modo sorprendente e positivo, l’insegnamento dell’italiano si trova presente non solo nelle scuole pubbliche del sud e sud ovest, ma anche in altri posti del paese||The aim of this paper is to present a mapping of the cities in Brazil which have Italian language teaching in public schools, but first take care of the official documents governing the role of foreign languages in basic education. Although we conducted a survey of the situation in each state of Brazil, we recognize that the data can not cover the entire territorial dimension of our country. Data analysis allows us to state, first, that institutions have only a partial knowledge of the reality of Italian teaching in public context; secondly, that it is a positive surprise that Italian teaching is present not only in public schools in the Southeast and in the South of Brazil, but also in other regions of the country
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Ortale, Fernanda | Zorzan, Fábio Jorge de Almeida
Data
13 de dezembro de 2013
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/italianistica/article/view/116084 | 10.11606/issn.2238-8281.v2i26p121-144
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2013 Revista de Italianística
Fonte
Revista de Italianística; n. 26 (2013); 121-144 | 2238-8281 | 1413-2079
Assuntos
mapeamento dos municípios do Brasil | ensino de italiano | escolas públicas | mappatura dei comuni brasiliani | insegnamento dell’italiano | scuole pubbliche | mapping of Brazilian municipalities | Italian teaching | public schools
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion