Descrição
Na chipmusic, os consoles de videogames e computadores domésticos da década de 1980 passam a assumir nova função, a de instrumento musical. Tendo em vista aprofundar o conhecimento sobre o tema, propomos neste artigo analisar de que forma o aparato tecnológico exerce influência sobre a produção musical de chipmusic. Nossas reflexões encontram sustentação no pensamento de autores como Marshall McLuhan, Vilém Flusser, Hans Ulrich Gumbrecht e Arlindo Machado que, cada um à sua maneira, apresentam em comum um olhar aguçado sobre as técnicas e as materialidades das mídias no processo de configuração de fenômenos culturais. ||In chipmusic, video game consoles and home computers of the 1980s begin to assume a new role of a musical instrument. In order to deepen the knowledge on the subject, this work proposes to examine how the technological apparatus influences the musical production of chipmusic. Our thoughts find support on authors like Marshall McLuhan, Flusser, Hans Ulrich Gumbrecht and Arlindo Machado, who, each in its own way, have in common a keen eye on the techniques and the material of the media in the process of setting cultural phenomena.