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A política e a estética em Lixo Extraordinário: dano, dissenso e desidentificação||The politics and aesthetics in “Lixo Extraordinário”: damage, dissent and disidentification
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Metadados
Descrição
Este artigo pretende, a partir das reflexões do filósofo Jacques Rancière, construir uma análise para o documentário Lixo Extraordinário. Busca-se entender as bases estéticas do conceito de política e percebê-las no documentário. Nosso principal objetivo é ver como se constituem “cenas de dissenso” a partir de algumas ações das personagens, destacando o modo como a criação de cenas polêmicas irrompem em um mundo comum estabelecido, desestabilizando-o. Acreditamos ser possível relacionar a figura dos “sem-parte” com as ações dos catadores de lixo, localizando-os como seres marginalizados capazes de produzir discursos e de iniciar um processo de subjetivação política ao não se identificarem com aquilo que representa ser um catador de lixo. Nesse movimento, explicita-se um dano e procura-se apreender os movimentos dos personagens na busca de uma ruptura com o lugar e nome que lhes foi discursivamente imposto. ||The aim of this article is to analyze the documentary Lixo Estraordinário (Waste Land) using the concepts provided by Jacques Rancière concerning politics and aesthetics. We search to understand the aesthetic basis of the concept of politics and perceive them in the documentary. Our main goal is to show how some actions of the characters can produce "scenes of dissent" highlighting the way the creation of polemical scenes erupt within a common world already established and provoke its destabilization. We believe its possible to relate the concept of "sans part" with the garbage collectors’ actions for they are depicted as marginalized people that are capable of produce speeches and give birth to a process of political subjetification. They are political subjects when they cease to identify themselves with the pejorative image associated with the garbage collectors. In this movement, a wrong becomes visible and we try to identify the characters actions that point to a rupture to the name and place imputed on them by discursive means.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Marques, Angela Cristina Salgueiro | Senna, Gustavo
Data
30 de dezembro de 2013
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/69823 | 10.11606/issn.2238-7714.no.2013.69823
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Angela Cristina Salgueiro Marques, Gustavo Senna
Fonte
Novos Olhares; Volume 2 número 2; 6-17 | Novos Olhares; Volume 2 número 2; 6-17 | Novos Olhares; Volume 2 número 2; 6-17 | 2238-7714 | 1516-5981
Assuntos
Política | Estética | Dissenso | Catadores | Documentário. | Politics | Aesthetics | Dissensus | Garbage collectors | Documentary.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion