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“Ser E não ser”, eis a questão: relatórios antropológicos, categorias nativas e Antropologia||“To be and not to be”, that is the Question: Anthropological Reports, Native Categories and Anthropology
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Metadados
Descrição
Historicamente a relação entre a Antropologia e o Estado tem sido marcada por momentos de intensa e efetiva participação dos antropólogos na formulação e/ou aplicação de políticas estatais. No Brasil, o engajamento político com os grupos estudados fez da disciplina uma eterna crítica do Estado, mesmo quando por este é chamada a opinar sobre a situação de seus “objetos” de estudo. Não restam dúvidas de que a relação entre Antropologia, Estado e os coletivos sociais é complexa, conflituosa e ambígua. Neste artigo pretendo discutir essa questão partindo da situação de elaboração do relatório antropológico sobre a situação da comunidade quilombola Invernada Paiol de Telha (PR), solicitado pelo Estado, no caso representado pelo Instituo Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). A proposta aqui é menos uma crítica ao já bem conhecido modo como o Estado tem se relacionado com os coletivos sociais e mais trazer outros elementos que possibilitem discutir quais os pressupostos político-teórico-metodológicos da Antropologia nesta triangulação com o Estado e os coletivos sociais.||Historically the relationship between Anthropology and State has been marked by moments of intense and effective participation of anthropologists in the formulation and/or application of state policies. In Brazil, the political engagement with studied groups has made the discipline an eternal critique of the State, even when anthropologists are called by the State to report on the situation of its “objects” of study. There is no doubt that the relationship between Anthropology, the State and social collectives is complex, conflictual and ambiguous. In this article I intend to discuss this question from the elaboration of the anthropological report about the situation of the “quilombola” community Invernada Paiol de Telha (PR), demanded by the Brazilian State, in this case represented by the National Institute of Colonization and Agricultural Reform (INCRA). My proposition here is less a criticism of the State’s well known method of interacting with cultural differentiated social collectives and more to bring into light other elements that may enable new reflections, regarding the political theoretical and methodological assumptions of Anthropology in this triangulation with the State and social collectives.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Hartung, Miriam Furtado
Data
12 de dezembro de 2013
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/82472 | 10.11606/2179-0892.ra.2013.82472
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2014 Revista de Antropologia | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista de Antropologia; v. 56 n. 2 (2013); 323-364 | Revista de Antropologia; Vol. 56 No 2 (2013); 323-364 | Revista de Antropologia; Vol. 56 Núm. 2 (2013); 323-364 | Revista de Antropologia; Vol. 56 No. 2 (2013); 323-364 | 1678-9857 | 0034-7701
Assuntos
Antropologia e Estado | Remanescentes de quilombos | Políticas públicas. | Anthropology and State | Descendants of Quilombos | Public Policies.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion