Descrição
A partir das tecnologias e do processo de midiatização da sociedade contemporânea, o texto traz algumas reflexões acerca dos dados de uma pesquisa preliminar de doutorado que tem como objetivo central analisar usos e contextos, por meio dos discursos, das práticas de interações dos sujeitos educacionais com a internet na produção acadêmica. Para fins do artigo, tentou-se cruzar as concepções e proposições teóricas sobre os fenômenos das novas tecnologias e da sociedade em midiatização com os dados empíricos obtidos por meio das técnicas de questionário e de entrevista aplicadas com docentes e discentes participantes de grupos e núcleos de pesquisa do curso de serviço social da Universidade Federal do Piauí (UFPI).||Based on the technologies and on the process of mediatization of contemporary society, the present text brings some reflections on the preliminary data from a doctoral research that has the main objective of analyzing, through discourses, the uses and contexts of educational subjects’ interactions with the internet in academic production. For the article presented here we have intended to cross concepts and theoretical propositions on the phenomena of new technologies and societies in mediatization process with empirical data. Those were obtained by the techniques of interviewing and applying questionnaires with teachers and students participating in groups and research centers related to the social service graduation program of the Federal University of Piauí (UFPI).