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A women´s world march in the context of social movements and its visual construction (Brazil, 2000-2010)||A marcha mundial das mulheres no contexto dos movimentos sociais e sua construção visual (Brasil, 2000-2010)
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Metadados
Descrição
This research has as its theme the Visual Composition of the World March of Women (WMW). The March is a contemporary social movement, fluid and heterogeneous, with a broad political platform, which seeks legitimacy among the other movements, unions and political party, rural and urban movements, associations and nongovernmental organizations (NGOs). The agenda incorporates these segments share the agenda of the MMM and vice versa, as well as the specific demands of each. Thus the MMM interacts dynamically with the movements that compose it. Seeks, in this thesis, presenting the MMM in the context of contemporary social movements, which has as main characteristic the organization from the form of networks. The aim is also to reflect on the visual construction of DSS and its functions, presenting and analyzing five sets of images from the visual composition of the march, used in his second and third editions. To this were used as sources: interviews with the national coordinator of MMM: Visual Composition and Nalu Farias, aired in the media, the trade newspaper Folha de São Paulo and in newspapers, books and the site of MMM.||Essa pesquisa tem como tema a Composição Visual da Marcha Mundial das Mulheres (MMM). A Marcha é um movimento social contemporâneo, fluído e heterogêneo, com uma ampla plataforma política, que busca legitimidade em meio aos demais movimentos: entidades sindicais e partidárias, movimentos rurais e urbanos, associações e Organizações Não-Governamentais (ONGs). A agenda desses segmentos incorpora partes da agenda da MMM e vice versa, bem como as demandas específicas de cada um. Dessa maneira a MMM interage dinamicamente com os movimentos que a compõe. Busca-se, nessa dissertação, apresentar a MMM no contexto dos movimentos sociais contemporâneos, que possui como principal característica a organização a partir do formato de redes. Busca-se ainda, refletir sobre a construção visual da MMM e suas funções, apresentando e analisando cinco séries de imagens da composição visual da Marcha, usadas em sua segunda e terceira edições. Para isso foram utilizados como fontes: a entrevista com a coordenadora nacional da MMM: Nalu Farias e a Composição Visual, veiculadas nos meios de comunicação, no jornal comercial Folha de São Paulo e nos jornais, cadernos e o site da MMM.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Pingret, Alexandra
Data
16 de março de 2013
Formato
Identificador
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/14516 | 10.5433/1984-3356.2012v5n10p915
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2012 Antíteses
Fonte
Antíteses; Vol. 5, n. 10, jul./dez. 2012 - Dossiê: Educação Histórica, Teoria da História e Historiografia; 915-916 | Antíteses; Vol. 5, n. 10, jul./dez. 2012 - Dossiê: Educação Histórica, Teoria da História e Historiografia; 915-916 | 1984-3356
Assuntos
World march of women | Contemporary social movement | Visual composition | Marcha mundial das mulheres | Movimento social contemporâneo | Composição visual
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion