-
Creativity and Materiality: a creative practice in a Post-graduation Course: Creativity and materiality: a creative practice in a post-graduation course||Criatividade e Materialidade: prática criadora em uma disciplina da Pós-graduação: Creativity and materiality: a creative practice in a post-graduation course
- Voltar
Metadados
Descrição
The relationship between the material and the mind is complex and challenging. It is necessary to understand not only, the evidence of the mutual influence between them, but also to look for ways the mind operates through the body to have contact with the material. The objectives of this study were to understand creativity in action contexts, with a focus on materialities, from the perspective of Christopher Bardt, and to identify the potential influence of materials, in creative processes. Five members of a research group dedicated to the investigation of creativity from the University of Brasilia’s Graduate Program in Developmental and School Psychology took part in the study. For the discussion of the creative process, with base in the imagination or mental action on a material, we selected a practical activity during the class. The proposal foresaw two stages, a relaxation moment, and the creation of text and image based on an object chosen for each participant. The analysis was constructed from oral reports, written productions, and drawings produced by participants. Results indicated that relaxation may be a facilitating experience for the creative process. It was shown that the experience with the material activates memory, imagination and creativity. Materiality changes with affective mediation and the creative action is influenced by material imagination.||A relação entre o material e a mente é complexa e desafiadora. É necessário entender não somente as evidências da influência mútua entre eles, mas também os modos como a mente se estende, por meio do corpo, para ter contato com o material. Os objetivos do presente estudo foram: compreender a criatividade em contextos de ação e com foco em materialidades, sob o prisma de Christopher Bardt; e identificar a potencial influência dos materiais, sobre processos criativos. Participaram do estudo cinco integrantes de um grupo de pesquisa, dedicado à investigação da criatividade. Todos cursavam a disciplina Estudos Laboratoriais: criatividade e horizontalidade, oferecida no segundo semestre de 2022, no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, da Universidade de Brasília. Para discussão do processo criativo, com base em ação mental ou imaginação sobre um material, selecionamos uma atividade prática realizada durante o curso da disciplina. A proposta previu duas etapas, um relaxamento e a criação de texto e imagem a partir de um objeto escolhido por cada participante. A análise foi construída sobre os relatos orais, as produções escritas e os desenhos elaborados pelos participantes. Os resultados indicaram que: o relaxamento pode facilitar o processo criativo; a experiência com o material ativa a memória, a imaginação e a criatividade; a materialidade muda a partir da mediação afetiva; a ação criadora sofre influência da imaginação material.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Borges Porto-Oliveira, Edileusa | Sanmartin, Stela Maris | Rodrigues Kotz, Suellen Cristina | Borges Formiga Sobrinho, Asdrúbal | Hoppe Navarro, Cristiano
Data
2 de maio de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Edileusa Borges Porto Oliveira, Stela Maris Sanmartins, Suellen Cristina Rodrigues, Kotz, Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho, Cristiano André Hoppe Navarro | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Trama Interdisciplinar; v. 15 n. 1 (2024): Processos de criação em diferentes linguagens; 227-246 | 2177-5672
Assuntos
Criatividade. Materialidade. Imaginação material. Mediação Afetiva. Ação criadora.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion