-
APROXIMAÇÕES ENTRE LEV VIGOTSKI E GŸORGŸ LUKÁCS: POR UMA ONTOLOGIA SOCIAL DA APRENDIZAGEM
- Voltar
Metadados
Descrição
This article aims to demonstrate the theoretical approaches between Lukács and Vigotski with regard to education, presenting some points that can demonstrate that there is a social ontology of human learning, that is, there is a way for human beings to learn that is not natural, but social and that implies the development of some assumptions (categories prior to learning itself), such as Work, Awareness, Communication and Language. Based on Historical-dialectical Materialism, it analyses the texts of Lukács and Vigotski, considering as main sources chapter II of the work “For an ontology of the social being II” (LUKÁCS, 2013), called “The reproduction” and the vigotskian work: “The construction of thought and language” (VIGOTSKI, 2001), chapter 4 “The genetic roots of thought and language”.||Este artículo tiene como objetivo demostrar los enfoques teóricos entre Lukács y Vigotski con respecto a la educación, presentando algunos puntos que pueden demostrar que existe una ontología social del aprendizaje humano, es decir, existe una forma de aprender del ser humano que no es natural, sino social y que implica el desarrollo de unos supuestos (categorías previas al propio aprendizaje), como son el Trabajo, la Conciencia, la Comunicación y el Lenguaje. Basado en el Materialismo Histórico-dialéctico, analiza los textos de Lukács y Vigotski, considerando como fuentes principales el capítulo II de la obra “Por una ontología del ser social II” (LUKÁCS, 2013), denominado “La reproducción” y la obra vigotskiana: “La construcción del pensamiento y el lenguaje” (VIGOTSKI, 2001), capítulo 4 “Las raíces genéticas del pensamiento y el lenguaje”.||Este artigo objetiva manifestar as aproximações teóricas entre Lukács e Vigotski no que se refere à educação, apresentando alguns pontos que possam demonstrar que existe uma ontologia social da aprendizagem humana, ou seja, há uma forma própria do ser humano aprender que não é natural, mas social e que implica no desenvolvimento de alguns pressupostos (categorias anteriores à própria aprendizagem), como o Trabalho, a Consciência, a Comunicação e a Linguagem. Com base no Materialismo Histórico-dialético analisa os textos de Lukács e Vigotski, considerando como principais fontes o capítulo II da obra “Para uma ontologia do ser social II” (LUKÁCS, 2013), denominado “A reprodução” e a obra vigotskiana: “A construção do pensamento e da linguagem” (VIGOTSKI, 2001), capítulo 4 “As raízes genéticas do pensamento e da linguagem”.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Carvalho, Saulo Rodrigues | Aparecida de Oliveira, Ilena | Nascimento, Wanessa | Golin, Edinéia
Data
8 de março de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207
Fonte
Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207; v. 21 n. 1 (2024): V. 21 jan/dez 2024 - Publicação Contínua (Continuous Publishing); 1-15, e244729 | 1809-8207
Assuntos
Ontologia do ser social | Aprendizagem | Linguagem | Pensamento | Materialismo Histórico-Dialético
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado por pares