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HANA E ESTHER : MARGINALIDADE E PROSTITUIÇÃO NO INÍCIO DO SÉCULO XIX
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Metadados
Descrição
This paper discusses the figuration of the Jewish immigration phenomenon from an interdisciplinary perspective on the literary works Cabelos de fogo (2010), by Pará writer Marcos Serruya, and O ciclo das águas (2010), by Moacyr Scliar, from Rio Grande do Sul. Both works enable the study of the Jewish immigration theme through the characters Hana and Esther, who play a role in the history of enslaved Jewish women in Brazil. Thus, through the protagonists, it is intended to give visibility to immigrant Jewish women who were victims of human trafficking in their country of origin (Poland), with the promises of survival in South America at the beginning of the 20th century. In this aspect, the marginalization and historical erasure is portrayed, whether by religion, gender or condition of being in the "in-between-place".||Este artículo analiza la figuración del fenómeno de la inmigración judía desde una perspectiva interdisciplinaria en las obras literarias Cabelos de fogo (2010), del paranaense Marcos Serruya, y O ciclo das águas (2010), del riograndense Moacyr Scliar. Las dos obras permiten estudiar el tema de la inmigración judía desde el punto de vista de los personajes Hana y Esther, protagonistas de un aspecto de la historia de las mujeres judías esclavizadas en Brasil. Así, a través de las protagonistas, se pretende dar visibilidad a las mujeres judías inmigrantes que fueron víctimas de la trata de seres humanos en su país de origen (Polonia), con la promesa de sobrevivir en América del Sur a principios del siglo XX. En este sentido, se retrató la marginación y el borramiento histórico, ya sea debido a la religión, al género o a la condición de estar en el "lugar intermedio".
||O presente artigo aborda a figuração do fenômeno imigratório judaico a partir de um olhar interdisciplinar sobre as obras literárias Cabelos de fogo (2010) do escritor paraense Marcos Serruya e O ciclo das águas (2010), do rio-grandense-do-sul, Moacyr Scliar. As duas obras possibilitam o estudo da temática da imigração judaica a partir das personagens Hana e Esther, que protagonizam uma vertente da história de mulheres judias escravizadas no Brasil. Assim, por meio das protagonistas, pretende-se dar visibilidade às mulheres judias imigrantes que foram vítimas de tráfico de pessoas no país de origem (Polônia), com as promessas de sobrevivência na América do Sul no início do século XX. Neste aspecto, retratou-se a marginalização e o apagamento histórico, seja pela religião, gênero ou condição de estar no “entre-lugar".
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Smith Junior, Francisco Pereira | de Sousa Abreu , Lucideyse
Data
25 de março de 2024
Formato
Identificador
http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/1339 | 10.19179/rdf.v58i58.1339
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Francisco Smith, Deyse | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista da FUNDARTE; v. 58 n. 58 (24): ARTE, EDUCAÇÃO E PERFORMANCE; e1339 | 2319-0868 | 1519-6569 | 10.19179/rdf.v58i58
Assuntos
Polacas | marginalidade | personagens | prostituição | arte e politica | Polish | Art and politics | Characte | prostitution | marginality | Polaco | marginación | caracteres | prostitución | Arte y política
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion