Descrição
Data from the ICT Education survey published in 2023 by CETIC.br indicate a reduction of several percentage points in the use of technology in primary and secondary schools. This was noticed after the end of the period in which educational activities were altered by the restrictions imposed by the COVID-19 pandemic. This article analyzes these results in the light of related research carried out in the country and abroad, as well as through a qualitative research carried out in 2023 with a sample of 170 Basic Education teachers, from different municipalities in RS, eliciting the main factors that impacted such changes in strategy in relation to the use of technology.||Dados da pesquisa TIC Educação publicados em 2023 pelo CETIC.br apontam uma redução de vários pontos percentuais no uso da tecnologia em âmbito das escolas da Educação Básica (Ensino Infantil, Fundamental e Médio). Isso foi percebido após o final do período em que as atividades educacionais foram alteradas pelas restrições impostas pela pandemia de COVID-19. Este artigo analisa tais resultados à luz de pesquisas correlatas realizadas no país e no exterior, bem como mediante uma pesquisa qualitativa realizada em 2023 com uma amostra de 170 docentes da Educação Básica, de diferentes municípios no RS, visando elicitar os principais fatores que impactaram tais mudanças de estratégia em relação ao uso da tecnologia.