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El primer plano en “Yawar Mallku” (1969): Rostros anónimos e imágenes-reflectantes ||O Primeiro Plano em Yawar Mallku (1969): Rostos Anônimos e Imagens Reflexivas
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Metadados
Descrição
This article is the result of a frame-by-frame analysis of Jorge Sanjinés' film: Yawar Mallku (1969). The analysis focuses on the functions performed by the close-up in the film. The hypothesis is raised that this technique does not seek to express the individuality of a character. On the contrary, facial images are reflective surfaces that allow describing a space or serve as vehicles for metaphor. Hence, specific individuals merge into collectivity by treating them as anonymous faces, that is, without inherent value.
This analysis aims to contribute to understanding Sanjinés' body of work, based on a non-teleological model of understanding. In other words, without succumbing to the temptation of assuming that all films following Yawar Mallku are "preparations" leading to Sanjinés' masterpiece, La nación clandestina (1989).||Este artículo es el resultado de un análisis plano por plano de la película de Jorge Sanjinés: Yawar Mallku (1969). El análisis se centra en las funciones que cumple en el filme el primer plano. Se plantea la hipótesis de que este recurso no busca expresar la individualidad de un personaje. Al contrario, las imágenes de rostros son superficies reflejantes que permiten describir un espacio o son vehículos para la metáfora. De ahí que los individuos concretos se funden en la colectividad a partir de tratarlos como rostros anónimos, es decir, sin valor en sí mismos. Este análisis pretende ser un aporte para comprender el conjunto de la obra de Sanjinés, a partir de un modelo de comprensión no teleológico. Es decir, sin caer en la tentación de asumir que todas las películas posteriores a Yawar Mallku son “preparaciones” para llegar a la obra maestra de Sanjinés, La nación clandestina (1989).||Este artigo é o resultado de uma análise quadro a quadro do filme de Jorge Sanjinés: Yawar Mallku (1969). A análise concentra-se nas funções desempenhadas pelo primeiro plano no filme. Levanta-se a hipótese de que esta técnica não busca expressar a individualidade de um personagem. Pelo contrário, as imagens faciais são superfícies reflexivas que permitem descrever um espaço ou servem como veículos para a metáfora. Daí que indivíduos específicos se fundem na coletividade ao tratá-los como rostos anônimos, ou seja, sem valor intrínseco.
Esta análise visa contribuir para a compreensão do conjunto da obra de Sanjinés, com base em um modelo de compreensão não teleológico. Em outras palavras, sem cair na tentação de assumir que todos os filmes após Yawar Mallku são "preparações" para chegar à obra-prima de Sanjinés, La nación clandestina (1989).
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Morales, Sebastian
Data
29 de abril de 2024
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Derechos de autor 2024 Sebastian Morales | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Imagofagia; Núm. 29 (2024): Imagofagia Abril; 159-182 | 1852-9550
Assuntos
Yawar Mallku, Jorge Sanjinés, Primer Plano, Individuo, colectividad. | Yawar Mallku, Jorge Sanjinés, Close-up, Indivíduol, Coletividade. | Yawar Mallku, Jorge Sanjinés, Close-up, Individual, Collectivity.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion