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Relaciones fotogénicas en “O teto sobre nós” (2015)||Relações fotogênicas em O teto sobre nós (2015)
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Metadados
Descrição
This paper is an excerpt from research on images that are inspired by disputes over urban housing in contemporary Brazil. In this work, it will be time to analyze the “photogenic relations” around one of these films, The Roof Above Us (Carboni, 2015). In addition to audiovisual production, Carboni (2020) has theoretical writings, in which Jean Epstein’s concept of photogenie is appropriated to think about cinema and otherness. The problematization of this article can be described as follows: how Carboni thinks the photogenie conceptually and artistically? What are its aesthetic and political repercussions in the The Roof Above Us? In terms of methodology, the work follows the Studies in Filmmakers Theory, based on the distinction between conceptual and visual thinking proposed by Deleuze and Guattari in their texts on art and philosophy (1992, 2016).||Este artículo forma parte de una investigación sobre imágenes que tematizan y participan en disputas por la vivienda urbana en el Brasil contemporáneo. En este texto tocará analizar las “relaciones fotogénicas” en torno a una de estas películas, O teto sobre nós (Carboni, 2015). Además de la producción audiovisual, Carboni (2020) tiene una producción teórica, en la que se apropia del concepto de fotogenia de Jean Epstein para pensar la relación entre cine y alteridad. La problematización de este artículo se puede describir de la siguiente manera: ¿cómo piensa Carboni la fotogenia conceptual y artísticamente? ¿Cuáles son sus repercusiones estéticas y políticas en O teto sobre nós? Metodológicamente, el trabajo se incluye en los Estudios en Teoría de les Cineastas, a partir de la distinción entre pensamiento conceptual y pensamiento visual propuesta por Deleuze y Guattari en sus textos sobre arte y filosofía (1992, 2016).
||Este artigo está inserido em uma pesquisa sobre imagens que tematizam e se engajam em disputas por moradia urbana no Brasil contemporâneo. Neste texto, será momento de analisar as “relações fotogênicas” em torno de um desses filmes, O teto sobre nós (Carboni, 2015). Além da produção audiovisual, Carboni (2020) possui uma produção teórica, em que se apropria do conceito de fotogenia, de Jean Epstein, para pensar a relação entre cinema e alteridade. A problematização deste artigo pode ser assim descrita: de que modo Carboni pensa a fotogenia conceitual e artisticamente? Quais são suas repercussões estéticas e políticas em O teto sobre nós? Metodologicamente, o trabalho está inscrito nos Estudos em Teoria de Cineastas, com fundamento na distinção entre pensamento conceitual e pensamento visual proposta por Deleuze e Guattari em seus textos sobre arte e filosofia (1992, 2016).
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Bruno Leites | Pilar Mendes, Isabelle do | Gonçalves da Luz, Guilherme
Data
29 de abril de 2024
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Derechos de autor 2024 Bruno Leites, Isabelle do Pilar Mendes, Guilherme Gonçalves da Luz | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Imagofagia; Núm. 29 (2024): Imagofagia Abril; 183-211 | 1852-9550
Assuntos
Fotogenia | cinema | vivienda | O teto sobre nós | estudios en Teoría de les Cineastas
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion