Descrição
Este trabalho se trata de um relato de experiência que tem como objetivo apresentar os resultados do Projeto de Intervenção Pesquisa-Ação “Organização de estudos e suas implicações no cotidiano escolar”, desenvolvido por docentes e discentes do curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Brasília. Objetiva explicitar alguns fatores que influenciam na organização dos estudos. O projeto de cunho qualitativo, teve como metodologia a Pesquisa-ação, com o propósito de investigar as questões que interferem na organização dos estudos e êxito escolar. As ações foram voltadas para orientar os estudantes do Ensino Médio Integrado sobre a importância da organização de estudos. Durante o projeto, foram realizadas reuniões, oficinas sobre hábitos de estudo e rodas de conversa, visando elucidar aos discentes sobre a importância da gestão do tempo para melhorar a qualidade de vida e consequentemente as notas escolares. Como resultados, constata os desafios relacionados à gestão do tempo e a falta de consciência sobre a importância do estudo para a vida. Indica a necessidade de acolher, ouvir, reconhecer os avanços e conquistas dos estudantes, sabendo que organizar e desenvolver o hábito de estudo é um processo complexo, resultado da integração de vários fatores.