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The quota law and its impacts in teaching Portuguese literature||A lei de cotas e seus impactos no ensino da literatura portuguesa
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Metadados
Descrição
This article aims to reflect on curricular reformulations in the teaching of Portuguese literature, focusing on students covered by the Racial Quotas (12.711/12 and 14.723/23). As part of the discussions related to the permanence of these students, some reading strategies are fundamental to the interpretation of the texts, as well as the dynamics of the subjects. From this perspective, legitimizing different readings, especially regarding literary tradition as a possibility for reinterpreting the colonial past, would promote the promotion of literary reading in its differences, in order to integrate the quota student. Therefore, based on specific data from the Federal University of Lavras, in Minas Gerais, related to the high number of dropouts of these students, in addition to discussions regarding the problems related to the teaching of this literature, from Basic Education, the proposed discussions intend to contribute to new guidelines, such as promoting the debate of ideas that subvert fixed curricula and belonging to visions about idealized students and, consequently, distant from the realities experienced in Universities.||O presente artigo tem como objetivo tecer reflexões quanto às reformulações curriculares no ensino da literatura portuguesa, com foco no alunado contemplado pelas Leis de Cotas (12.711/12 e 14.723/23). Como parte das discussões relacionadas à permanência desses estudantes, algumas estratégias de leitura são fundamentais à interpretação dos textos, bem como à dinamicidade das disciplinas. Nessa perspectiva, legitimar diferentes leituras, sobretudo quanto à tradição literária como possibilidade à reinterpretação do passado colonial, promoveria o fomento pela leitura literária em suas diferenças, de forma a integrar o estudante cotista. Portanto, a partir de dados específicos da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, relacionados ao alto número de evasão desses alunos, além de discussões quanto às problemáticas relacionadas ao ensino dessa literatura, desde o Ensino Básico, as discussões propostas pretendem contribuir às novas diretrizes, como promoção ao debate de ideias que subvertam currículos fixos e pertencentes a visões sobre o alunado idealizado e, consequentemente, distante das realidades vivenciadas nas Universidades.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Souza, Larissa da Silva Lisboa
Data
19 de março de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/18804 | 10.58943/irl.v1i58.18804
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
ITINERÁRIOS – Revue de Littérature; No 58 (2024): AFETOS, DIÁLOGOS E RESILIÊNCIAS: A literatura portuguesa e as literaturas de língua portuguesa no mundo pós-pandemia | ITINERÁRIOS – Revista de Literatura; n. 58 (2024): AFETOS, DIÁLOGOS E RESILIÊNCIAS: A literatura portuguesa e as literaturas de língua portuguesa no mundo pós-pandemia | 0103-815X | 10.58943/irl.v1i58
Assuntos
Literatura | Lei de Cotas | Currículo | Literatura Portuguesa | Literature | Racial Quotas | Curriculum | Portuguese literature
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion