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Bossa Nova and the Música Nova: Reflections of Brazilian Modernism in the work of Gilberto Mendes||A Bossa Nova e a Música Nova: reflexos do Modernismo brasileiro na obra de Gilberto Mendes
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Metadados
Descrição
This article presents a reflection on some modernity features in Brazilian art, focusing on music. It was observed how the Brazilian modernism(s) operated foreign and regional arrangements and how the Brazilianness was managed in its international fashion until the 1960s, in which Bossa Nova emerged. This was understood as a turning point for aesthetic developments in visual and sound images. In this sense, the composer Gilberto Mendes stands out, owning this genre, which is seen as representative of a certain notion of Brazilianness, blending it into modernist ideals of the New Music Movement, to build a confluence between the local and the international. Exemplifying such process, the works Diálogo de Ruptura and Viva Villa II were analyzed and, for that, interdisciplinary and qualitative methodology was used, encompassing a bibliographical review and musical analysis, besides bringing mostly contributions from the History of Art and Musicology. It is intended to contribute to a more thoughtful and critical view of Brazilian musical modernism, as well as to a comprehensive perspective of the influences of Bossa Nova in our concert music, in a kind of analysis that touches on issues and encompasses the societal, ethnic, cultural, political and economical formation of the country.||Este artigo apresenta uma reflexão sobre alguns índices de modernidade na arte brasileira, com enfoque na música. Observou-se como o(s) modernismo(s) brasileiro(s) operou negociações entre o regional e o estrangeiro e como as imagens de brasilidade foram agenciadas em sua circulação internacional até os anos 1960, nos quais emerge a Bossa Nova. Esta foi entendida como ponto de inflexão para os desdobramentos estéticos em imagens visuais e sonoras. Nesse sentido, destaca-se o compositor Gilberto Mendes, que se apropria desse gênero, visto como representante de certa noção de brasilidade, e usa os ideais modernistas do Movimento Música Nova, numa confluência do local e do internacional. Como exemplos desse processo, foram analisadas as obras Diálogo de Ruptura e Viva Villa II e, para tanto, foi utilizada uma metodologia interdisciplinar e qualitativa, abarcando revisão bibliográfica e análise musical, além de trazer majoritariamente contribuições da História da Arte e da Musicologia. Pretende-se, assim, contribuir para uma visão mais reflexiva e crítica do modernismo musical brasileiro, bem como para uma perspectiva abrangente das influências da Bossa Nova na nossa música de concerto, em um modo de análise que toca problemáticas que a própria formação social, étnica, cultural, política e econômica do País encerra.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Santos, Rita de Cássia Domingues dos | Rodrigues, Rodrigo Vicente | Farias, Raphael Fernandes Lopes
Data
11 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/94748 | 10.5007/2176-8552.2023.e94748
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 outra travessia
Fonte
outra travessia; v. 2 n. 36 (2023): Modernismo brasileiro 100+1: crítica, heranças, perspectivas (vol.2); 177-206 | 2176-8552 | 1807-5002
Assuntos
Movimento Música Nova | Gilberto Mendes | Modernismo brasileiro | Bossa Nova | modernismo | poéticas contemporâneas | Brazilian modernism | Música Nova Movement | Bossa Nova | Gilberto Mendes
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion