-
O uso da Realidade Aumentada e Virtual para o desenvolvimento de Habilidade Cognitivas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Narrativa
- Voltar
Metadados
Descrição
Individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) exhibit characteristics such as anomalies in the domain of reciprocal social interactions and communication, along with the presence of a restricted, stereotyped, and repetitive repertoire of interests and activities, making the development of cognitive skills a significant challenge. The majority of adults on the autism spectrum face challenges in their academic daily lives when acquiring and sharing knowledge, due to their specific teaching and learning needs. The main objective is to conduct a narrative review of the literature on Assistive Technologies (AT) employing Augmented Reality (AR) and Virtual Reality (VR) to enhance communication for individuals with ASD in adulthood, addressing social interactivity obstacles. The review highlights the growing interest in the use of AR and VR to improve the communication of these individuals, exploring their potential as strategies in the design of AT aimed at enhancing functionalities at both individual and social levels.||Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam características que incluem algumas anomalias nas interações sociais recíprocas e na comunicação, além da manifestação de um repertório restrito, estereotipado e repetitivo de interesses e atividades, o que torna o desenvolvimento das habilidades cognitivas um grande desafio. A maioria dos adultos no espectro do autismo enfrenta desafios no cotidiano acadêmico ao adquirir e compartilhar conhecimento, devido às necessidades específicas de ensino e aprendizagem que possuem. O objetivo principal é realizar uma revisão narrativa da literatura sobre Tecnologias Assistivas (TA) que utilizam Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) para aprimorar a comunicação de pessoas com TEA na vida adulta, abordando os obstáculos de interatividade social. A revisão destaca o interesse crescente na aplicação de RA e RV para melhorar a comunicação desses indivíduos, explorando seu potencial com estratégias no design de TA visando aprimorar as funcionalidades tanto em nível individual quanto social.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Pompeu, Juliana | Araújo, Vitória | Garavito, Bruno | Souza, Emanuela | Ruschival, Claudete
Data
2 de maio de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista de Design, Tecnologia e Sociedade | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista de Design, Tecnologia e Sociedade; v. 11 n. 1 (2024) | 2525-7471
Assuntos
Transtorno do Espectro Autista | TEA | Realidade Aumentada | Realidade Virtual | Comunicação | Design | Autism Spectrum Disorder | ASD | Augmented Reality | Virtual Reality | Communication | Design
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion