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Diagnosis of public use for planning and management of Bom Abrigo Island (SP, Brazil)||Diagnóstico do uso público para planejamento e gestão da Ilha do Bom Abrigo (SP, Brasil)
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Metadados
Descrição
A Ilha do Bom Abrigo possui gestão com sobreposição de esferas institucionais, tendo um turismo em crescimento, porém, sem ordenamento e regulamentação. Este estudo buscou descrever o perfil dos visitantes e operadores de turismo e a dinâmica do uso público, incluindo a avaliação dos frequentadores sobre limite de uso da praia e a caracterização da atuação da gestão. Para isto, foram aplicados questionários remotos cujos dados foram interpretados e submetidos a análise de correspondência múltipla. A descrição da cogestão foi por consulta aos instrumentos de planejamento, ordenamento e documentações do Grupo de Trabalho Bom Abrigo. O perfil dos visitantes indicou alta escolaridade; interesses e expectativas relacionadas a paisagem e natureza, que podem favorecer à promoção de programas de sensibilização ambiental. Os trabalhadores náuticos são naturais de Cananéia e autônomos no segmento esporte e recreio. As unidades de conservação existentes no município contribuem para o entendimento do setor sobre a temática e devem oportunizar capacitações e inserção nos espaços de gestão participativa. A dinâmica do uso público consiste em um turismo de localidade, sendo a praia e o passeio embarcado os principais atrativos. A ausência de infraestrutura e a dificuldade de acesso são obstáculos para o turismo, porém, a proibição não diminui as pressões antrópicas, dada a ausência de fiscalização e a descontinuidade da articulação política entre os órgãos responsáveis. Apesar disso, a instituição da praia como área de interesse para o turismo, é uma conquista, cuja definição e implementação dos instrumentos de ordenamento são urgentes e necessários. Na avaliação dos entrevistados o limite de uso da praia inclui de 30 a 60 pessoas simultaneamente, sendo de 5 a 10 embarcações concomitantes nas imediações da ilha e o tempo médio de visitação de 3 a 4 horas. Esses dados podem nortear a capacidade de carga, porém estudos de longo prazo e conciliados às estratégias de diagnóstico presencial, poderão contribuir para o melhor delineamento dos perfis e padrões do uso público no território. Além disso, o sucesso da construção e implantação dos instrumentos de ordenamento condiciona-se a participação social e a definição de competências e atribuições institucional-administrativa para a regulamentação do turismo.||Ilha do Bom Abrigo has management with overlapping institutional spheres, with a growing tourism, however, without planning and regulation. This study sought to describe the profile of visitors and tour operators and the dynamics of public use, including the evaluation of regulars about the beach use limit and the characterization of management performance. For this, remote questionnaires were applied whose data were interpreted and submitted to multiple correspondence analysis. The description of co-management was based on consultation with the Bom Abrigo Working Group's planning, ordering and documentation instruments. The visitors' profile indicated a high level of education, interests and expectations related to landscape and nature, which may favor the promotion of environmental awareness programs. The nautical workers are from Cananéia and self-employed in the sports and recreation sector. The existing conservation units in the municipality contribute to the sector's understanding of the theme, which should provide opportunities for training and inclusion in spaces of participatory management. The dynamics of public use consists of local tourism, with the beach and the boardwalk being the main attractions. The lack of infrastructure and difficult access are obstacles to tourism, however, the prohibition does not reduce anthropic pressures, given the lack of inspection and the discontinuity of political articulation between the responsible bodies. Despite this, the institution of the beach as an area of interest for tourism is an achievement, whose definition and implementation of planning instruments are urgent and necessary. In the interviewees' evaluation, the beach use limit includes 30 to 60 people simultaneously, with 5 to 10 boats concomitantly in the vicinity of the island and the average visitation time of 3 to 4 hours. These data can guide the carrying capacity, but long-term studies and reconciled with face-to-face diagnosis strategies may contribute to better delineating the profiles and patterns of public use in the territory. In addition, the success of the construction and implementation of planning instruments depends on social participation and the definition of competences and institutional-administrative attributions for the regulation of tourism.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Spironello, Emanuelle | Toppa, Rogério Hartung | Matines , Marcos Roberto
Data
2 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/15562 | 10.34024/rbecotur.2024.v17.15562
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur) | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 17 No. 2 (2024): maio-julho/2024 | Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 17 Núm. 2 (2024): maio-julho/2024 | Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 17 n. 2 (2024): maio-julho/2024 | 1983-9391
Assuntos
Planejamento turístico | cogestão | áreas protegidas | Tourism planning | co-management | protected areas
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion