-
EDUCAÇÃO, NEOLIBERALISMO E RESISTÊNCIAS||EDUCATION, NEOLIBERALISM AND RESISTANCE||EDUCAÇÃO, NEOLIBERALISMO E RESISTÊNCIAS
- Voltar
Metadados
Descrição
The paper addresses the effects of neoliberal rationality in public educational systems, a process of institutional reconfiguration supported by the triad New Public Management - Governance - Quasi-markets, which operates simultaneously with the institutional decomposition of the school system. Thus, the decline of school content in favor of skills, trope of the reformulation of Human Capital theories that reduces education to training for the labor market. A performative story with the capacity to produce new subjectivities, harmonious with those of other contexts, subject to identical rationalities. In this framework, the concept of resistance is analyzed progressively, both in the individual dimension of the teaching staff and in the possible articulations of agents and organizations.||En el texto se abordan los efectos de la racionalidad neoliberal en los sistemas educativos públicos, un proceso de recomposición institucional soportado por la tríada Nueva Gestión Pública – Gobernanza - Cuasi mercados, que opera simultáneamente a la descomposición institucional de lo escolar. Así, el declive de los contenidos escolares en favor de las competencias, tropo de la reformulación de las teorías del Capital Humano que reduce la educación a formación para el mercado laboral. Un relato performativo con capacidad para producir nuevas subjetividades, armónicas con las de otros contextos, sometidos a idénticas racionalidades. En este marco, se analiza el concepto de resistencia escalarmente, tanto en la dimensión individual del profesorado como en las posibles articulaciones de agentes y organizaciones.||O texto aborda os efeitos da racionalidade neoliberal nos sistemas educacionais públicos, um processo de reconfiguração institucional apoiado pela tríade, Nova Gestão Pública - Governança - Quase-mercados, que opera simultaneamente no desmonte da institucionalidade do sistema escolar. Assim, o declínio dos conteúdos escolares em favor das competências, na direção da reformulação das teorias do Capital Humano que reduz a educação à formação para o mercado de trabalho. Uma narrativa performativa com capacidade de produzir novas subjetividades, em harmonia com as de outros contextos, submetidos a idênticas racionalidades. Sob este prisma, se analisa o conceito de resistência progressivamente, tanto na dimensão individual dos professores, como nas possíveis articulações entre agentes e organizações.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Hernàndez, Luis Aguilar
Data
16 de fevereiro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/16014 | 10.34024/olhares.2024.v12.16014
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Luis Aguilar Hernàndez | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 12 n. 1 (2024): Revista Olhares - UNIFESP - Publicação contínua (continuous publishing) | 2317-7853
Assuntos
Neoliberalism | Educational policies | Public school | Subjectivity | Neoliberalismo | Políticas educativas | Escola pública | Subjetivação | Neoliberalismo | Políticas educativas | Escuela pública | Subjetivación
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion