-
City and Education: from historical dystopia to the utopian challenge||Cidade e Educação: da distopia histórica aos desafios da utopia
- Voltar
Metadados
Descrição
The present text constitutes an academic essay in which reflections are developed from historical and contextual-contemporary references about cities and their educational possibilities. Two cycles of construction of the perspective of educating cities in Brazil are characterized, the first being around the democratic reconstruction and the 1988 Constitution, with emphasis on the struggles for school, housing, nursery, health and intense participation of municipal administrations. The second, related to the recent period, prior to the political break in 2016, dialogues with the schedule of integral education, proposed within the scope of the federal government and articulator of movements, social actors and local politics. Classical and contemporary authors enter into this dialogue, questioning around the theme, in the life of Brazilian cities, and provoking for the reconstruction of utopias of a just society that can only be materialized in cities that are willing to educate in the diversity of their territories.||O presente texto constitui-se como um ensaio acadêmico no qual engendram-se reflexões a partir de referências históricas e contextuais contemporâneas acerca das cidades e de suas possibilidades educadoras. Caracterizam-se dois ciclos de construção da perspectiva de cidades educadoras no Brasil, sendo o primeiro no entorno da reconstrução democrática e da Constituição de 1988, com ênfase nas lutas por escola, moradia, creche, saúde e intensa participação das gestões municipais. O segundo, relacionado ao período recente, anterior à ruptura política do ano de 2016, dialoga com a agenda de uma educação integral, proposta no âmbito do governo federal e articuladora de movimentos, atores sociais e políticas locais. Autores clássicos e contemporâneos entram neste diálogo, interpelando maquiagens em torno do tema, na vida de cidades brasileiras, e provocando para a reconstrução de utopias de uma sociedade justa que só podem ser materializadas em cidades que se dispõe a educar na diversidade de seus territórios.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Silva, Marcio Tascheto da | Moll, Jaqueline
Data
10 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/24481 | 10.5585/48.2024.24481
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Dialogia | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Dialogia; n. 48 (2024): Fluxo contínuo; e24481 | 1983-9294 | 1677-1303
Assuntos
educação integral; distopias; espaço urbano; utopias | dystopias; integral education; utopias; urban space
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion