-
Language Subversion: Pajubá As The Tool of the Travesti Imaginary||Subversão da língua: O pajubá como ferramenta do Imaginário Travesti
- Voltar
Metadados
Descrição
The following text will furnish a reading of the pajubá language, marked by its inventiveness, hybridization of different linguistic matrixes and communicative and aesthetic subversive character. Upon the conditions of oppression, marginality and precarization experienced by the identity construced in Brazil (and in Latin America, following its local specificities) as "travesti", pajubá has constituted itself as one of the specific cultural points of this group. In order to understand the dimensions of the relationship that pajubá presents as a tool of expression of a minority group, we will follow the concept of Chaos-World of the Martinican philosopher Édouard Glissant. Initially Glissant's conception will be presented, followed by a short contextualization of the travesti identity in Brazil and its insertion inside the popular imaginary both by its persecution by the State as well as its media construction. Finally, it will be shown how pajubá operates forms of revision, resistantece and ressignification of this imaginary from a pulsating movement of language, which finds a hybridized form (crioulized, following Glissant's terms) of expression. For such analysis, it will be presented a constitution and some of pajubá's sources, understanding it as a composite language, as well as presenting the travestis poetics that utilize pajubá as an expressive force of insertion in social spaces.||O seguinte texto irá fornecer uma leitura da língua pajubá, marcada pela sua inventividade, hibridização de diferentes matrizes linguísticas e caráter estético e comunicativo subversivo. Diante das condições de opressão, marginalidade e precarização experienciada pela identidade construída no Brasil (e na América Latina, guardadas as suas especificidades locais) como "travesti", o pajubá se constitui como um dos pontos culturais específicos desse grupo. Para entender as dimensões da relação que o pajubá apresenta como ferramenta de expressão de um grupo minorizado, partiremos do conceito de Mundo-Caos do filósofo Édouard Glissant. Inicialmente será apresentada a concepção elaborada por Glissant, seguida de uma breve contextualização da identidade travesti no Brasil e a sua inserção dentro do imaginário popular através tanto da perseguição do Estado como da sua construção midiática. Por fim, será apresentado como o pajubá opera formas de revisão, resistência e ressignificação desse imaginário a partir de um movimento pulsante da língua, o qual encontra uma forma hibridizada (crioulizada, dentro dos termos de Glissant) de expressão. Para tal análise, será apresentada a constituição e algumas das fontes do pajubá, entedendo-a como uma língua compósita, como também se apresentarão poéticas travesti que utilizam do pajubá como força expressiva de inserção em espaços culturais.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Neves Camargo, Eduarda
Data
15 de junho de 2024
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Eduarda Neves Camargo
Fonte
Rebento; n. 18 (2023): Representação e representatividade na produção artística contemporânea | 2764-2062 | 2178-1206
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares