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The construction of an intergenerational action at school: challenges and potentialities||A construção de uma ação intergeracional na escola: desafios e potencialidades
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Metadados
Descrição
This report originates from an intergenerational initiative titled “Envelhecimento na sociedade e nos esportes” developed and implemented at a public school in the municipality of Curitiba in the year 2022. The intervention aimed to expand children's perspectives on aging, as well as promote intergenerational interactions among children, adults, and the elderly. The main challenge encountered was related to the time required for the planned activities. Some strengths of the initiative included the school-university relationship as a teaching and learning space, children's engagement, the (re)consideration of stereotypes, the exchange between generations, and representativeness. Thus, the possibility of establishing and promoting intergenerational connections was fostered through university outreach in conjunction with Brazilian basic education. The intervention's proposal was configured to break down paradigms and stereotypes among different generations, demonstrating intergenerational initiatives at school to be an excellent and powerful gerontological teaching and learning action.||O presente relato origina-se da ação intergeracional intitulada Envelhecimento na sociedade e nos esportes, desenvolvida e aplicada em uma escola da rede pública de ensino do município de Curitiba, no ano de 2022. A intervenção objetivou a ampliação das perspectivas das crianças em relação ao envelhecimento, bem como o contato intergeracional entre crianças, adultos e pessoas idosas. O principal desafio encontrado estava relacionado ao tempo para desenvolvimento das atividades planejadas. Como potencialidades, destacam-se a relação escola-universidade como espaço de docência e ensino-aprendizagem, o envolvimento das crianças, (re)pensar estereótipos, a troca entre gerações e a representatividade, de modo que a possibilidade de estabelecer e promover vínculos intergeracionais foi semeada pela extensão universitária em conjunto com o ensino básico brasileiro. A proposta da intervenção configurou-se na possibilidade da quebra de paradigmas e estereótipos entre as diferentes gerações, assim como a ação intergeracional na escola provou ser uma excelente e potente ação de ensino-aprendizado gerontológico.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Lima, Janaína Maria Oliveira | Reis, Cleiton Henrique dos | Camargo, Michaela | Borges, Lucélia Justino
Data
7 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/71080 | 10.14393/REE-v23n12024-71080
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Janaína Maria Oliveira Lima, Cleiton Henrique dos Reis, Michaela Camargo, Lucélia Justino Borges | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista Em Extensão; v. 23 n. 1 (2024): Em Extensão (ISSN: 1982-7687); 265-279 | 1982-7687 | 1518-6369
Assuntos
Elderly | Child | Aging | School | Intergenerational | Idoso | Criança | Envelhecimento | Escola | Intergeracionalidade | Ações extensionistas | Educação
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares