-
Freedom in the knowledge society: what is my place?||A liberdade na sociedade do conhecimento: qual o meu lugar?
- Voltar
Metadados
Descrição
The report presents the activities carried out within the scope of the Project “Freedom in the knowledge society: what is my place?” contemplated in Call CNPQ/MCTI/FNDCT n. 05/2022 - SNCT 2022. The action, linked to the Tangram Research Group of the Federal University of Rio Grande (FURG), aimed to carry out pedagogical activities involving school communities in three cities in the extreme south of Brazil. Some participants took trolley rides along Molhes da Barra de Rio Grande, others got to know the FURG Museum Complex and all took part in guided tours of FURG's Carreiros Campus. In all activities, interventions were proposed to promote reflection on issues related to belonging, the importance, evolution, and valuation of technologies. In all, 300 participants were included, including teachers and students from schools in the municipal and state public school networks in the cities of Rio Grande, São José do Norte and Santa Vitória do Palmar, making it possible to constitute a space for reflection through the creation of a collaborative network between university-school-community of the region.||O relato apresenta as atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto “A liberdade na sociedade do conhecimento: qual o meu lugar?”, contemplado na Chamada CNPQ/MCTI/FNDCT n. 05/2022 – SNCT 2022 – Linha B. A ação, vinculada ao Grupo de Pesquisa Tangram, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), visava à realização de atividades pedagógicas envolvendo comunidades escolares de três cidades do extremo sul do Brasil. Alguns participantes fizeram passeios de vagonetas pelos Molhes da Barra de Rio Grande, outros conheceram o Complexo de Museus da FURG, e todos participaram de visitas guiadas ao campus Carreiros da FURG. Em todas as atividades eram propostas intervenções para a promoção da reflexão, seja sobre questões voltadas ao pertencimento, à importância, à evolução e à valorização das tecnologias. Ao todo foram contemplados 300 participantes entre professores e estudantes de escolas das redes públicas municipal e estadual das cidades de Rio Grande, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar, sendo possível constituir um espaço de reflexão por meio da criação de uma rede colaborativa entre universidade-escola-comunidade da região.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Figueiredo, Tiago Dziekaniak | Rodrigues, Maria de Fátima Baldez
Data
7 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/68115 | 10.14393/REE-v23n12024-68115
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Tiago Dziekaniak Figueiredo, Maria de Fátima Baldez Rodrigues | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista Em Extensão; v. 23 n. 1 (2024): Em Extensão (ISSN: 1982-7687); 186-198 | 1982-7687 | 1518-6369
Assuntos
Divulgação científica | Independência do Brasil | Experiências | Valorização da ciência | Educação | Scientific divulgation | Independence of Brazil | Experiences | Valuing science | Education
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares