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Fashion and its decolonial teaching acting as enchantment technologies, preserving indigenous clothing nowadays||A moda e seu ensino decolonial como tecnologias de encantamento para preservação das vestimentas indígenas no cotidiano
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Metadados
Descrição
This article seeks to broaden the conceptualization of the dimension of dressing by addressing indigenous clothing as vehicles of symbols, traditions and identities. Indigenous clothing also are part of the (re)existence cultural process, on societies that have undergone colonial processes of genocide. As an ethnographic approach, we will address the production form and representation of the clothing from the Marajoara and Xavante peoples, as well as the necessary adaptations to the urban context. And then place them in opposition to the constructions of the meaning and symbols consolidated in non-indigenous subjectivities, from the colonizing perspective. Through bibliographic research, image collections, oral reports collected in field research in villages and throughout the classes of the Pluricultural Fashion course, at the Ewà Poranga School, we intend to expand the understanding of original clothing and the teaching of pluricultural fashion as decolonial and anti-racist tools that are part of a set of ‘technologies of enchantment’ for the maintenance of the existences of indigenous cosmologies in contemporaneity.||Este artigo busca ampliar a conceituação da dimensão do vestir abordando as diversas formas de vestimentas indígenas como veículos que perpetuam símbolos, tradições, saberes e identidades, e fazem parte do processo de (re)existência cultural de sociedades que passaram por processos coloniais de genocídio. Como recorte etnográfico abordaremos formas de produção e representação das vestimentas dos povos Marajoara e Xavante, assim como as adaptações necessárias ao contexto urbano em contraposição às construções de significado e sentidos consolidadas nas subjetividades não indígenas, sob a ótica colonizadora. Através da pesquisa bibliográfica, de acervos de imagens, de relatos orais coletados em pesquisa de campo em aldeias e ao longo das aulas do curso de Moda Pluricultural, da Escola Ewà Poranga, pretendemos ampliar a compreensão sobre os vestires originários e do ensino de moda pluricultural como ferramentas decoloniais e antirracistas que fazem parte de um conjunto de ‘tecnologias de encantamento’ para a manutenção das existências das cosmologias indígenas na contemporaneidade.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Vidal, Julia | Souza, Júlia Muniz de
Data
1 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1702 | 10.26563/dobras.i40.1702
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Julia Vidal, Julia Xavante | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
Fonte
dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda; n. 40 (2024); 67-87 | 2358-0003 | 1982-0313
Assuntos
Indigenous fashion | Clothing | Cosmovisions | Multicultural | Decolonial School | Moda Indígena | Vestimenta | Cosmovisões | Pluricultural | Escola de-colonial
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion