-
Digital Skills of Higher Education Students: a Systematic Review of International Literature||Competências Digitais de Alunos do Ensino Superior: uma Revisão Sistemática da Literatura Internacional
- Voltar
Metadados
Descrição
. This article aimed to carry out a systematic international literature review (SLR) on the digital skills of higher education students. To this end, two guiding research questions were developed: 1-How is the digital competence of students defined in the context of higher education? and 2-What are the models commonly used to assess the digital competence of university students? As a methodological strategy, SLR was adopted, which corresponds to a theoretical construction process whose sole objective is to review documents obtained from various relevant databases regardless of access to any primary data and constitutes an essential tool for synthesizing available scientific information and evidence, increase the validity of conclusions from individual studies and identify future research agendas. The findings allow us to conclude that the definition of digital competence for higher education students follows a generalist pattern, not considering the specificities of the educational context in which students are inserted and that the most used model continues to be DigComp, a European proposition to evaluate and monitor the development of digital competence of European citizens in general.
Keywords: Digital skills. University education. Students. Systematic literature review.||Este artigo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura (RSL) internacional sobre as competências digitais de alunos do ensino superior. Para tanto, foram elaboradas duas questões norteadoras da pesquisa: 1 - Como se define a competência digital de alunos no contexto do ensino superior? e 2 - Quais são os modelos comumente utilizados para avaliar a competência digital de alunos universitários? Como estratégia metodológica, foi adotada a RSL que corresponde a um processo de construção teórica cujo único objetivo é revisar os documentos obtidos de vários bancos de dados relevantes independentemente do acesso a quaisquer dados primários e constitui uma ferramenta essencial para sintetizar informações e evidências científicas disponíveis, aumentar a validade das conclusões de estudos individuais e identificar agendas futuras de pesquisa. Os achados permitem concluir que a definição de competência digital para os alunos do ensino superior segue um padrão generalista, não considerando as especificidades do contexto educacional em que os estudantes estão inseridos e que o modelo mais utilizado segue sendo o DigComp, uma proposição europeia para avaliar e acompanhar o desenvolvimento da competência digital dos cidadãos europeus de uma maneira geral.
Palavras-chave: Competências digitais. Ensino superior. Estudantes. Revisão sistemática da literatura.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Roda, Fernanda | Mendonça, José Ricardo Costa de | Barbosa, Milka Alves Correia
Data
30 de janeiro de 2024
Formato
Identificador
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2116 | 10.18264/eadf.v14i1.2116
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 EaD em Foco | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
EaD em Foco; Vol. 14 No. 1 (2024); e2116 | EaD em Foco; Vol. 14 Núm. 1 (2024); e2116 | EaD em Foco; v. 14 n. 1 (2024); e2116 | 2177-8310
Assuntos
Competências digitais | Ensino superior | Estudantes | Revisão sistemática da literatura | University education | Systematic literature review | Students | Digital skills
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion