-
Psychoanalysis and education: remote teaching, the concept of subject and the virtual Other on the screen||Psicoanálisis y educación: la enseñanza a distancia, el concepto de sujeto y la virtualidad el gran Otro en la pantalla||Psicanálise e educação: o ensino remoto sujeito às virtualidades do Outro na tela
- Voltar
Metadados
Descrição
The article discusses the contrast between the concept of subject in Psychoanalysis, constituted by the historical dimension of the Other, and the notion of the psychological individual framed in a process of massification of information governed by the virtual machinery of remote teaching. For this, the Freudian concept of transference, the Lacanian concept of subject, and the contributions of the interface between Psychoanalysis and Education by Kupfer and Patto are rescued. This debate is redemption supposedly brought about by remote teaching. Because of this, we end the debate pointing to remote teaching as a symptom, in line with a form of the psychopathology of everyday life and its deepening of the malaise of contemporary education. ||El artículo discute el contraste entre el concepto de sujeto em Psicoanálisis, constituido por la dimensión histórica del gran Otro y la noción de individuo psicológico en marcado em un proceso de masificación de la información regido por la maquinaria virtual. Para eso se utiliza del concepto freudiano de transferencia, el concepto lacaniano de sujeto y Educación de Kupfer y Patto. Este debate también es abordado a través de problematizaciones sobre la precariedad de la rutina académica brasileña y la naturalización de la redención supuestamente traída por la enseñanza a distancia. Por ello, cerramos el debate señalando la enseñanza a distancia como síntoma, en consonancia con una forma de psicopatología de la vida cotidiana y su profundización del malestar de la educación contemporánea.||O artigo discute a contraposição entre o conceito de sujeito da Psicanálise, constituído pela dimensão histórica do grande Outro e a noção de indivíduo psicológico enquadrado em um processo de massificação da informação regido pela maquinaria virtual do ensino remoto. Para isto, é resgatado o conceito freudiano de transferência, o conceito lacaniano de sujeito e as contribuições da interface entre Psicanálise e Educação de Kupfer e Patto. Este debate é percorrido também por meio de problematizações da precarização da rotina acadêmica brasileira e a naturalização da redenção supostamente trazida pelo ensino remoto. Por conta disso, finalizamos o debate apontando para o ensino remoto como um sintoma, na linha de uma forma de psicopatologia da vida cotidiana em uma conjuntura mais complexa de mal-estar da educação contemporânea.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
Brazil; Contemporary | Brasil; Contemporáneo | Brasil; Contemporâneo
Autor
Pereira, Anderson de Carvalho
Data
21 de fevereiro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8669175 | 10.20396/etd.v26i00.8669175
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 ETD - Educação Temática Digital | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 26 (2024): Continuous publication; e023002 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 26 (2024): Publicación continua; e023002 | ETD - Educação Temática Digital; v. 26 (2024): Publicação contínua; e023002 | 1676-2592
Assuntos
Psicoanálisis y educación | Enseñanza remota | Educación a distancia | Psychoanalysis and education | Remote teaching | Distance education | Psicanálise e educação | Ensino remoto | Educação à distância
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto | Texto