-
Gamification in software engineering: Evidence of the teaching-learning process||Gamificación en ingeniería de software: Evidencia del proceso de enseñanza-aprendizaje||Gamificação em engenharia de software: Evidências do processo de ensino-aprendizagem
- Voltar
Metadados
Descrição
The use of gamification as a teaching method has been increasingly tried in Software Engineering courses. Some studies carried out by the research community seek to understand gamification and its elements in the context of Software Engineering in general. However, an important issue is to analyze gamification as a pedagogical tool capable of affecting the knowledge assimilated by students. In this sense, the aim of this article is to report on an initial investigation about gamification in Software Engineering in order to preliminarily identify evidence of success of how this method brings pedagogical benefits to the teaching-learning process in this area. For this, twelve literature reviews on the subject were analyzed, extending a recent tertiary study on gamification in Software Engineering, in order to collect data to support the protocol of a more specific study in the context of the teaching-learning process in Software Engineering. Software. It was found that the existing experimental studies did not use learning assessment methods and that there is a need to map intended benefits and how they can be effectively achieved.||El uso de la gamificación como método de enseñanza se ha probado cada vez más en los cursos de Ingeniería de Software. Algunos estudios realizados por la comunidad investigadora buscan comprender la gamificación y sus elementos en el contexto de la Ingeniería de Software en general. Sin embargo, un tema importante es analizar la gamificación como una herramienta pedagógica capaz de incidir en los conocimientos asimilados por los estudiantes. En este sentido, el objetivo de este artículo es informar sobre una investigación inicial sobre gamificación en Ingeniería de Software con el fin de identificar de manera preliminar evidencia de éxito de cómo este método aporta beneficios pedagógicos al proceso de enseñanza-aprendizaje en esta área. Para ello, se analizaron doce revisiones de literatura sobre el tema, ampliando un estudio terciario reciente sobre gamificación en Ingeniería de Software, con el fin de recolectar datos que sustenten el protocolo de un estudio más específico en el contexto del proceso de enseñanza-aprendizaje en Ingeniería de Software. Software. Se encontró que los estudios experimentales existentes no utilizaron métodos de evaluación del aprendizaje y que es necesario trazar un mapa de los beneficios previstos y cómo se pueden lograr de manera efectiva.||O uso da gamificação como método de ensino tem sido cada vez mais experimentado em cursos de Engenharia de Software. Alguns estudos realizados pela comunidade de pesquisadores buscam compreender a gamificação e seus elementos no contexto de Engenharia de Software de maneira geral. No entanto, uma questão importante é analisar a gamificação como ferramenta pedagógica capaz de afetar o conhecimento assimilado pelos estudantes. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é reportar sobre uma investigação inicial sobre gamificação em Engenharia de Software a fim de identificar preliminarmente evidências de como este método traz benefícios pedagógicos ao processo de ensino-aprendizagem nesta área. Para isso, doze revisões da literatura sobre o tema foram analisadas, estendendo um estudo terciário recente sobre gamificação em Engenharia de Software, a fim de coletar dados para embasar o protocolo de um estudo mais específico no contexto do processo de ensino-aprendizagem em Engenharia de Software. Verificou-se que os estudos experimentais existentes não utilizaram métodos de avaliação da aprendizagem e que existe a necessidade de mapear benefícios pretendidos e como podem ser alcançados efetivamente.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
Contemporary Brazil | Brasil contemporáneo | Brasil contemporâneo
Autor
Freire, Eduardo Francisco da Silva | Santos, Rodrigo Pereira dos | Silva, Simone Vasconcelos
Data
21 de fevereiro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8669241 | 10.20396/etd.v26i00.8669241
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 ETD - Educação Temática Digital | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 26 (2024): Continuous publication; e023003 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 26 (2024): Publicación continua; e023003 | ETD - Educação Temática Digital; v. 26 (2024): Publicação contínua; e023003 | 1676-2592
Assuntos
Ingeniería de software | Estudio terciario | Enseñanza-aprendizaje | Gamificación | Engenharia de software | Estudo terciário | Ensino-aprendizagem | Gamificação | Software engineering | Tertiary study | Teaching-learning | Gamification
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto | Avaliado pelos pares | Texto