-
ENTRE RECUSAS E INVENÇÕES SE FAZ O MODERNO: O CASO DOS APARELHOS CINECROMÁTICOS
- Voltar
Metadados
Descrição
The paper traces the beginning of production of the Kinechromatic Devices, by Abraham Palatnik, in 1951 until his participation in the Venice Biennale in 1964. We reflect on force fields that acted in the discussion on the development of abstract art in Brazil in the 1950’s. The negative reviews and recognition by this kinetic artist expose the clashes about the new in art as well as the constitution of an idea of the modern in Brazilian visual arts. It is discussed the fact that the construction of this field, in particular Palatnik’s work, also goes through a complex network governed by ambiguities such as recognition and refusal; improvisation and Science; celebration and contestation.||El artículo demarca el inicio de la producción de Dispositivos cinecromáticos, de Abraham Palatnik, en 1951, hasta su participación en la Bienal de Venecia en 1964. Reflexionamos sobre el campo de fuerzas que actuó en la discusión sobre el desarrollo del arte abstracto en Brasil en los años 1950. Las críticas negativas y el reconocimiento de este artista cinético exponen las confrontaciones sobre lo nuevo en el arte, así como la constitución de una idea de lo moderno en las artes visuales brasileñas. Se cuestiona el hecho de que la construcción de este campo, en particular la obra de Palatnik, también atraviesa una red compleja regida por ambigüedades como el reconocimiento y el rechazo; improvisación y ciencia; celebración y contestación.||O artigo demarca o início da produção dos Aparelhos cinecromáticos, de Abraham Palatnik, em 1951 até a sua participação na Bienal de Veneza em 1964. Reflete sobre o campo de forças que agia na discussão sobre o desenvolvimento da arte abstrata no Brasil nos anos 1950. As críticas negativas e o reconhecimento desse artista cinético expõem os embates acerca do novo na arte assim como a constituição de uma ideia de moderno nas artes visuais brasileiras. Coloca-se em questão o fato de que a construção desse campo, em particular a obra de Palatnik, passa também por uma complexa rede regida por ambiguidades como reconhecimento e recusa; gambiarra e ciência; celebração e contestação.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Scovino, Felipe
Data
12 de março de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/61290 | 10.22409/poiesis.v24i42.61290
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 Felipe Scovino | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
REVISTA POIÉSIS; Vol. 24 No. 42 (2023): Science, Art, and Movement: from the Ancient to the Contemporary; 48-62 | REVISTA POIÉSIS; Vol. 24 Núm. 42 (2023): Ciencia, arte y movimiento: de lo ancestral a lo contemporáneo; 48-62 | REVISTA POIÉSIS; v. 24 n. 42 (2023): Ciência, arte e movimento: do ancestral ao contemporâneo ; 48-62 | 2177-8566
Assuntos
Abraham Palatnik | Brazil | Modernity | Kinet | Abraham Palatnik | Brasil | Modernidade | Arte Cinética
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares