-
A propósito dos lançadores de pedras: imagens sobreviventes de um gesto de insurreição
- Voltar
Metadados
Descrição
This article presents an analysis of the gesture of throwing stones, bombs or Molotov cocktails, recurrent in public manifestations of protest against the status quo throughout history, focused on its figuration in images, seeking to apprehend the historical, aesthetic and political meanings of it’s uses. Tracing a genealogy of the artistic representation of this gesture based on Georges Didi-Huberman's theory of image anachronism, we identify it as a surviving image, whose matrices go back to the Athenian sports practice of Classical antiquity, crossing the history of Western art through reproductions of it’s pathos formula in different supports, such as sculpture, photography, serigraphy, graffiti and cinema. Thereby, we perceive how the images of stone throwers are historically invested with revolutionary political meanings, constituting a fundamental part of the visual narratives of contemporary uprisings.||Este artículo presenta un análisis del gesto de lanzar piedras, bombas o cócteles molotov, recurrente en las manifestaciones públicas de protesta contra el statu quo a lo largo de la historia, centrado en su figuración en imágenes, buscando aprehender los significados históricos, estéticos y políticos de sus usos. Trazando una genealogía de la representación artística de este gesto a partir de la teoría del anacronismo de la imagen de Georges Didi-Huberman, la identificamos como una imagen sobreviviente, cuyas matrices se remontan a la práctica deportiva ateniense de la Antigüedad Clásica, atravesando la historia del arte occidental a través de reproducciones de su fórmula patética en diferentes soportes, como la escultura, la fotografía, la serigrafía, el grafiti y el cine. De esta forma, percibimos cómo las imágenes de los lanzadores de piedras están históricamente investidas de significados políticos revolucionarios, constituyendo parte fundamental de las narrativas visuales de los levantamientos contemporáneos.||Este artigo apresenta uma análise do gesto do lançamento de pedras, bombas ou coquetéis molotov, recorrente em manifestações públicas de protesto contra o status quo ao longo da história, voltada para a sua figuração em imagens, buscando apreender os sentidos históricos, estéticos e políticos de seus usos. Traçando uma genealogia da representação artística desse gesto apoiada na teoria do anacronismo da imagem de Georges Didi-Huberman, o identificamos como uma imagem sobrevivente, cujas matrizes remontam à prática esportiva ateniense da Antiguidade clássica, atravessando a história da arte ocidental por meio de reproduções de sua fórmula de páthos em diferentes suportes, como a escultura, a fotografia, a serigrafia, o grafite e o cinema. Desse modo, percebemos como as imagens dos lançadores de pedras são investidas historicamente de sentidos políticos revolucionários, constituindo parte fundamental das narrativas visuais de levantes na contemporaneidade.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Piassi, Vinícius Alexandre Rocha
Data
8 de janeiro de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Vinícius Alexandre Rocha Piassi | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Locus: History Journal; Vol. 29 No. 2 (2023): Art histories, history of images; 108-132 | Locus: Revista de Historia; Vol. 29 Núm. 2 (2023): Historias del arte, historia de las imágenes; 108-132 | Locus: Revista de História; v. 29 n. 2 (2023): Histórias das artes, história das imagens; 108-132 | 2594-8296 | 1413-3024
Assuntos
Imagem sobrevivente | Fórmula de páthos | gesto | levante
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion