-
Macroscopic identification of tissue structure: introductory practice for health courses||Reconocimiento macroscópico de la estructura tisular: práctica introductoria para cursos de salud||Reconhecimento macroscópico da estrutura dos tecidos: prática introdutória para cursos na área da saúde
- Voltar
Metadados
Descrição
Histology and cell biology provide basic knowledge for anatomy, physiology, pathology and other disciplines specific to the study of the human body. However, students entering courses in the health area often do not feel motivated in basic cycle disciplines because they do not initially establish the relationship between the study of structures at the microscopic level and future clinical practice. In this sense, a practice involving the dissection of a chicken leg was carried out in the first practical class of the Cell and Tissue Biology for a Physiotherapy course, in order to identify the main tissues on a macroscopic level, recognizing the appearance, coloring and physical properties such as strength and elasticity, in the fresh material. Next, the students compared the dissected material with photomicrographs to begin associating the macroscopic aspect with histological sections. The experience was positive, and the students were motivated to study the tissues and made the distinction between their previous knowledge, based on common sense, and scientific information, contributing to meaningful learning.||Histología y biología celular proporcionan conocimientos básicos para las áreas de anatomía, fisiología, patología y otras disciplinas específicas del estudio del cuerpo humano. Sin embargo, los estudiantes que ingresan a carreras del área de la salud muchas veces no se sienten motivados en las disciplinas del ciclo básico porque no establecen la relación entre el estudio de las estructuras a nivel microscópico y la práctica clínica futura. En este sentido, en la primera clase práctica de Biología Celular y Tisular del curso de Fisioterapia, se realizó una práctica de disección de una pata de pollo, con el fin de identificar macroscópicamente los principales tejidos, reconociendo en el material fresco la apariencia, la coloración y las propiedades físicas como la fuerza y la elasticidad. A continuación, los estudiantes compararon el material diseccionado con fotomicrografías para comenzar a asociar el aspecto macroscópico con los cortes histológicos. La experiencia fue positiva, ya que los estudiantes se motivaron a estudiar los tejidos e hicieron la distinción entre conocimientos previos de sentido común y la información científica, contribuyendo a un aprendizaje significativo.||A histologia e a biologia celular fornecem conhecimentos básicos para as áreas de anatomia, fisiologia, patologia e outras disciplinas específicas referentes ao estudo do corpo humano. Entretanto, estudantes ingressantes em cursos da área da saúde com frequência não se sentem motivados em disciplinas do ciclo básico por não estabelecerem, em um primeiro momento, a relação do estudo de estruturas em nível microscópico com a futura prática clínica. Neste sentido, foi realizada uma prática envolvendo a dissecção de perna de frango na primeira aula prática da disciplina de Biologia Celular e Tecidual para o curso de Fisioterapia, com o intuito de identificar macroscopicamente os principais tecidos, reconhecendo no material a fresco o aspecto, a coloração e as propriedades físicas, como a resistência e a elasticidade. Em seguida, os estudantes compararam o material dissecado com fotomicrografias, para assim iniciarem a associação do aspecto macroscópico com os cortes histológicos. A experiência mostrou-se positiva, pois os estudantes demonstraram-se motivados ao estudo dos tecidos e fizeram a distinção entre os seus conhecimentos prévios, baseados no senso comum, e informações científicas, contribuindo para uma aprendizagem significativa.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Rios, Flavia Sant’Anna | Estevam, Melissa Spindola | Canteri, Lúcia Sanguino
Data
12 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/39349 | 10.35699/2237-5864.2024.39349
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Flavia Sant’Anna Rios, Melissa Spindola Estevam , Lúcia Sanguino Canteri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 14 (2024); 1-21 | Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 14 (2024); 1-21 | Revista Docência do Ensino Superior; v. 14 (2024); 1-21 | 2237-5864 | 2358-6338
Assuntos
aprendizagem significativa | biologia tecidual | fisioterapia | histologia | aprendizaje significativo | biología de tejidos | fisioterapia | histología | meaningful learning | tissue biology | physiotherapy | histology
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion