-
The construction of social quality of public schools from the: contribution of the students||Construyendo la calidad social de la escuela pública: aportes estudiantiles||Construindo a qualidade social da escola pública: contribuições dos estudantes||CONSTRUINDO A QUALIDADE SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA: CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDANTES: contribuições dos estudantes
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper presents quality indicators identified from the contributions of Elementary School students from public schools in the interior of the state of São Paulo/Brazil, rescues and seeks to strengthen student participation in the debate on the social quality of public schools. A qualitative research approach was used, based on the answers to a questionnaire with an open question from 1.129 students in the 9th grade of elementary school and, subsequently, the participation of 40 students in a workshop on the quality of public schools. The analysis and grouping of the collected data were organized based on Bardin's propositions (2009). According to the participating students, the aspects that contribute to the quality of social involvement are external determinants: infrastructure, food and financing; and internal: pedagogical practices, organization of pedagogical work, values, interpersonal relationships, behavior.The students' reports allowed us to understand their perspective on the quality of the school and indicated the potential of their contributions when called upon to participate in democratic processes, which expand their training beyond the cognitive knowledge required in large-scale assessments, providing opportunities for the development of other dimensions of human formation.
||Este artículo expone indicadores de calidad identificados a partir de las contribuciones de los alumnos de la Enseñanza Fundamental de las escuelas públicas de una ciudad del interior de São Paulo/Brasil, además de rescatar y buscar fortalecer la participación de los estudiantes al debate sobre la calidad social de las escuelas públicas. Para eso se utilizó una investigación de abordaje cualitativa con base en las respuestas de 1.298 estudiantes de 9° grado de la Enseñanza Fundamental a un cuestionario con preguntas abiertas y, después, en la participación de 40 estudiantes en un taller sobre la calidad de la escuela pública. El análisis y agrupación de los datos recolectados se organizaron con base en Bardin (2009). Según los estudiantes participantes, los aspectos que contribuyen a la calidad social involucran determinantes externos: infraestructura, alimentación y financiamiento; e interno: prácticas pedagógicas, organización del trabajo pedagógico, valores, relaciones interpersonales, comportamiento. Los relatos de los estudiantes permitieron conocer su perspectiva sobre la calidad de la escuela e indicaron el potencial de sus propuestas cuando invitados a participar en procesos democráticos que amplían su formación más allá de los conocimientos cognitivos requeridos en evaluaciones de gran escala, posibilitando el desarrollo de otras dimensiones de la formación humana.
||Este artigo apresenta indicadores de qualidade identificados a partir das contribuições dos alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas de um município do interior do estado de São Paulo/Brasil, além de resgatar e buscar fortalecer a participação estudantil no debate sobre a qualidade social da escola pública. Para tanto recorreu-se à pesquisa de abordagem qualitativa com base nas respostas de 1.129 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a um questionário com perguntas abertas e, posteriormente, na participação de 40 alunos em uma oficina sobre qualidade da escola pública. A análise e agrupamentos dos dados coletados foram organizados a partir das proposições de Bardin (2009). Segundo os alunos participantes, os aspectos que colaboram para a qualidade social envolvem determinantes externos: infraestrutura, alimentação e financiamento; e internos: práticas pedagógicas, organização do trabalho pedagógico, valores, relações interpessoais, comportamento. Os relatos dos alunos permitiram compreender a sua perspectiva sobre a qualidade da escola e indicaram a potencialidade de suas contribuições quando convidados a participar de processos democráticos que ampliam sua formação para além dos conhecimentos cognitivos exigidos em avaliações em larga escala, possibilitando o desenvolvimento de outras dimensões da formação humana.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Bertagna, Regiane Helena | Sordi, Mara Regina Lemes de | Lara, Rosangela de Souza Bittencourt
Data
14 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25155 | 10.5585/eccos.n69.25155
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Regiane Helena Bertagna, Mara Regina Lemes de Sordi, Rosangela de Souza Bittencourt Lara | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 69: Dossiê 69 - Educação e Literatura; e25155 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
elementary school | public school | student | student participation | social quality | social quality of education and student participation | enseñanza fundamental | escuela pública | estudiantes | participación de los estudiantes | Calidad social. Enseñanza Fundamental. Escuela pública. Estudiantes. Participación de los estudiantes. | Calidad social de la educación y participación estudiantil. | ensino fundamental | escola pública | estudantes | participação estudantil | qualidade social | Qualidade social da educação e participação estudantil
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion