-
The educational debate in the second decade of the 21st century: more of the same?||El debate educativo en la segunda década del siglo xxi: ¿más de lo mismo?||O debate educacional na segunda década do século XXI: mais do mesmo?
- Voltar
Metadados
Descrição
It is a tendency in certain areas of educational research sectors, many of them progressive, to encourage new practices, to recognize diversity and cultural dynamics, to invest in change to solve the education crisis so that it is possible to finally build a school for the 21st century. When we read “Education 2021: for a history of the future”, by Nóvoa (2009), do we not come across the same dream? It’s striking that proposals for the future and a new tomorrow for the school must be constructed, but always mediated by the onirian liberal horizon. We wonder whether it is possible to organize these proposals in a form of capitalist social organization that is inherently concerned with forming subjects in the logic of the market. This text thus aims to dialogue with the educational tendencies and Nóvoa’s proposals (2009), problematizing them and briefly comparing them with the events and results from the second decade of the 21st century on, from the author’s perspective.
||Es una tendencia de ciertos sectores de investigación en educación (muchos incluso progresistas), estimular nuevas prácticas, reconocer la diversidad y las dinámicas culturales, invertir en el cambio para resolver la crisis de la educación para que, así, finalmente, podemos crear una escuela para el siglo XXI. Cuando leemos “Educación 2021: por una historia del futuro”, de Nóvoa (2009), ¿no nos encontramos con este mismo sueño? Se percibe que deben construirse propuestas de futuro y un nuevo mañana para la escuela, pero siempre mediadas por el horizonte onírico liberal. Nos preguntamos si es posible organizar estas propuestas en una forma de organización social capitalista, que se preocupa intrínsecamente de formar sujetos en la lógica del mercado. Así, el objetivo de este texto es dialogar con las tendencias educativas existentes y las propuestas por Nóvoa (2009), problematizarlas, además de compararlas, brevemente, con los acontecimientos y resultados de la segunda década del siglo XXI, desde el punto de vista del autor.
||É uma tendência de certos setores da pesquisa em educação, muitos até progressistas, estimularem novas práticas, reconhecer a diversidade e as dinâmicas culturais, investir na mudança para sanar a crise da educação para que, assim, finalmente, possamos criar uma escola para o século XXI. Quando lemos “Educação 2021: para uma história do futuro”, de Nóvoa (2009), não nos deparamos com esse mesmo sonho? Percebe-se que as propostas para o futuro e um novo amanhã para a escola devem ser construídos, mas sempre mediados pelo horizonte onírico liberal. Perguntamos-nos se é possível organizar essas propostas em uma forma de organização social capitalista que está intrinsecamente preocupada em formar sujeitos na lógica de mercado. Assim, o objetivo deste texto é dialogar com as tendências educacionais existentes e as propostas por Nóvoa (2009), problematizá-las, além de compará-las, de maneira breve, com os acontecimentos e resultados, a partir da segunda década do século XXI, sob a perspectiva do autor.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Paiva, Thalles Valente de | Valente, Lucia de Fatima
Data
14 de março de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24334 | 10.5585/eccos.n68.24334
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 68: (jan./mar. 2024); e24334 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Educação | política | epistemologia. | education | politics | epistemology | educación | política | epistemología
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion