-
Decolonization of school resumes through Law 10.639/03 for a post-abyssal and liberator education||Decolonización de los programas escolares mediante la Ley 10.639/2003 para una educación libertadora y post-abisal||Decolonização dos currículos escolares por meio da Lei nº 10.639/2003 para uma educação libertadora e pós-abissal
- Voltar
Metadados
Descrição
This work has got coloniality of knowledge and law number 10.639 of 2003, which included the theme Afro-Brazilian History and Culture in the school resumes of the education system, as a possibility for a liberator and post-abyssal education as main topic. The research problem is based on the following questions: Are school resumes territories colonized by eurocentric knowledge? Is it possible to think of Law 10.639/2003 as a possibility to decolonize education? The general objective is, therefore, to study law number 10.639/03 and to understand its importance for emancipatory resumes and multiple knowledge construction. Deductive reasoning is prevailing adopted as a methodology for this work, a predominantly analitical approch and, procedurally, the research is bibliographical. The theoretical foundation is centered on the studies of Boaventura de Sousa Santos, Aníbal Quijano and Ramón Grosfoguel. It is concluded that the colonizing ideals still prevails on education, turning knowledge, histories and cultures produced by global south people, the outskirts realm of abyssal line conceived by Boaventura de Sousa Santos, invisible. That is why is necessary to rethink the way knowledge is produced and (re)produced from a liberating education.
||Este artículo tiene como tema central la colonialidad del conocimiento y la Ley nº 10.639 de 2003, que incluyó en los currículos oficiales del sistema educativo la obligatoriedad del tema Historia y Cultura Afrobrasileña, como posibilidad de una educación libertadora y post-abisal. El problema de investigación se basa en las siguientes preguntas: ¿Los currículos escolares son territorios colonizados por el conocimiento occidental y eurocéntrico? ¿Es posible pensar en la Ley nº 10.639/2003 como una posibilidad de decolonizar la educación? El objetivo es, por lo tanto, comprender la importancia de esta ley para la creación de currículos emancipadores y saberes múltiples, desde una perspectiva decolonial y post-abisal. Como metodología, se adopta el modo de razonamiento deductivo, un enfoque predominantemente analítico y, procedimentalmente, la investigación es bibliográfica. Además, la fundamentación teórica se centra en los estudios de Boaventura de Sousa Santos, Aníbal Quijano y Ramón Grosfoguel. Como resultado, los ideales colonizadores siguen presentes en la educación, invisibilizando conocimientos, historias y culturas producidas por personas localizadas en el Sur Global, el lado periférico de la línea abisal trazada por Boaventura de Sousa Santos. Por lo tanto, es necesario repensar la forma de producción y (re)producción de conocimiento a partir de una educación libertadora.
||Este artigo tem como tema central a colonialidade do saber e a Lei nº 10.639 de 2003, que incluiu nos currículos oficiais da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura afro-brasileira como possibilidade para uma educação libertadora e pós-abissal. O problema de pesquisa baseia-se nos seguintes questionamentos: Os currículos escolares são territórios colonizados por saberes ocidentais e eurocêntricos? É possível pensar na Lei nº 10.639/2003 como possibilidade para decolonizar a educação? O objetivo geral é, portanto, compreender a importância da referida lei para a criação de currículos emancipatórios e de saberes múltiplos a partir de um olhar decolonial e pós-abissal. Como metodologia, adota-se o modo de raciocínio dedutivo, uma abordagem predominantemente analítica e procedimentalmente, a pesquisa é bibliográfica. Além disso, a fundamentação teórica centra-se nos estudos de Boaventura de Sousa Santos, Aníbal Quijano e Ramón Grosfoguel. Como resultado, tem-se que os ideais colonizadores ainda estão presentes na educação, invisibilizando saberes, histórias e culturas produzidos por pessoas localizadas no Sul Global, lado periférico da linha abissal desenhada por Boaventura de Sousa Santos. Por isso, é preciso repensar a forma de produção e (re)produção do conhecimento a partir de uma educação libertadora.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Scheuermann, Gabriela Felden | Hahn , Noli Bernardo
Data
14 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24494 | 10.5585/eccos.n69.24494
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Gabriela Felden Scheuermann, Noli Bernardo Hahn | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 69: Dossiê 69 - Educação e Literatura; e24494 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Colonialidade | Currículos escolares | Decolonização | Educação. | coloniality | school resumes | decolonization | education | colonialidad | currículos escolares | decolonización
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion