-
Online engagement and online disengagement: a quantitative study with higher education students ||Involucramiento y desinvolucramiento en línea: un estudio cuantitativo con estudiantes de educación superior||Engajamento e desengajamento online: um estudo quantitativo com estudantes do ensino superior: a quantitative study with higher education students
- Voltar
Metadados
Descrição
This quantitative research focuses on the concepts of student engagement and disengagement in the online model, based on a conceptual structure called the “double model”. The main purpose of the research is to understand the processes of online engagement and disengagement of undergraduate students. However, the contribution of the research is not restricted to this modality, as the already validated instrument can be applied and adapted to other scenarios. The survey, which was applied to 1373 undergraduate students, consists of 50 items and covers the following dimensions of engagement and disengagement: behavioral, cognitive, emotional, agentive and social. Validation of the instrument's content was carried out with seven expert judges, in addition to statistical analysis through confirmatory factor analysis and composite reliability. The engagement dimensions that stood out were the cognitive and behavioral, while among the disengagement scores, the most outstanding was the emotional. With regard to crossing some variables, it was observed that older adults were the most engaged and young adults the most disengaged. On the other hand, there was no difference in engagement levels according to gender. The study highlights the importance of greater investment in the development of agentive engagement, as this can contribute to leveraging greater student protagonism.
||Esta investigación cuantitativa se centra en los conceptos de involucramiento y desinvolucramiento de los estudiantes en el modelo en línea, a partir de una estructura conceptual denominada “modelo doble”. El objetivo central de la investigación es comprender los procesos de involucramiento y desinvolucramiento en línea de los estudiantes de pregrado. Sin embargo, el aporte de la investigación no se restringe a esta modalidad, ya que el instrumento ya validado se puede aplicar y validar a otros escenarios. El cuestionario, que se aplicó a 1373 estudiantes de pregrado, consta de 50 ítems y cubre las siguientes dimensiones de involucramiento y desinvolucramiento: conductual, cognitivo, emocional, agentivo y social. La validación de contenido del instrumento se realizó con siete jueces expertos, además del análisis estadístico mediante análisis factorial confirmatorio y confiabilidad compuesta. Las dimensiones de involucramiento que se destacaron fueron la cognitiva y conductual, mientras que entre las puntuaciones de desinvolucramiento, la más destacada fue la emocional. En cuanto al cruce de algunas variables, se observó que los adultos mayores eran los más comprometidos y los jóvenes los más desenganchados. Por otro lado, no hubo diferencia en los niveles de involucramiento según el género. El estudio destaca la importancia de una mayor inversión en el desarrollo del involucramiento agentivo, ya que esto puede contribuir a potenciar un mayor protagonismo de los estudiantes.
||Esta pesquisa de natureza quantitativa foca nos conceitos de engajamento e desengajamento estudantil no modelo online, a partir de uma estrutura conceitual denominada “modelo duplo”. O objetivo central da pesquisa é compreender os processos de engajamento e desengajamento online de estudantes de graduação. Porém, a contribuição da pesquisa não se restringe a essa modalidade, podendo o instrumento já validado ser aplicado e adaptado a outros cenários. O questionário, que foi aplicado junto a 1373 estudantes de graduação, é constituído de 50 itens e abarca as seguintes dimensões de engajamento e desengajamento: comportamental, cognitivo, emocional, agentivo e social. A validação do conteúdo do instrumento foi realizada junto a sete juízes experts, além de análise estatística por meio da análise fatorial confirmatória e da fidedignidade composta. As dimensões de engajamento que se destacaram foram as dimensões cognitivas e comportamentais, já entre os escores de desengajamento, o mais sobressalente foi o emocional. No que diz respeito ao cruzamento de variáveis, observou-se que os adultos mais velhos foram os mais engajados e os jovens adultos os mais desengajados. Por outro lado, não houve diferença nos níveis de engajamento de acordo com o gênero. O estudo releva a importância de maior investimento no desenvolvimento do engajamento agentivo, dado que, assim, pode contribuir para alavancar um maior protagonismo estudantil.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Irala, Valesca Brasil | Ortega , Fernanda da Cunha
Data
14 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24623 | 10.5585/eccos.n69.24623
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Valesca Brasil Irala, Fernanda da Cunha Ortega | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 69: Dossiê 69 - Educação e Literatura; e24623 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
ensino superior | engajamento online | pesquisa quantitativa | higher education | online engagement | quantitative research | educación superior | acceso a la educación superior | investigación cuantitativa
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion