-
The role of school and local communities in school organization||El papel de la escuela y las comunidades locales en la organización escolar||A atuação das comunidades escolar e local na organização da escola
- Voltar
Metadados
Descrição
The process of conquering the right to education is the result of organized movements that fought for everyone to have access to education, especially the children of the working class. The objective of the research was to understand the mechanisms of democratic management for the process of action of the local and school communities in the organization of the public school in the municipality of Jequiá da Praia, in the state of Alagoas. The methodological basis is characterized as qualitative in nature, and the case study as a research technique. The instruments used for data collection were the application of a questionnaire with nine school managers and an interview with a manager. The research results showed us that there are limitations in the action process of the local and school communities, which do not contribute to the implementation of the democratic school, considering that everyone in the educational space is responsible for the implementation of the public school; in the context of public education, school administrators play an important role in building democratic experiences and encouraging a culture of participation; contemporary educational policies are influenced by the political-neoliberal-managerial conception, with repercussions on the way the school is organized and on the conduction of propositions that reach it.
||El proceso de conquista del derecho a la educación es resultado de movimientos organizados que lucharon para que todos tuvieran acceso a la educación, especialmente los niños de la clase trabajadora.El objetivo de la investigación fue comprender los mecanismos de gestión democrática para el proceso de acción de las comunidades locales y escolares en la organización de la escuela pública en el municipio de Jequiá da Praia, en el estado de Alagoas. Los caminos metodológicos seguidos se caracterizaron por ser de carácter cualitativo, y el estudio de caso como técnica de investigación. Los instrumentos utilizados para la recolección de datos fueron la aplicación de un cuestionario con nueve directivos escolares y una entrevista a un directivo. Los resultados de la investigación mostraron que existen limitaciones en el proceso de actuación de las comunidades locales y escolares, que no contribuyen a la implementación de la escuela democrática, considerando que todos los que forman el espacio educativo son responsables de la implementación de la escuela pública; en el contexto de la educación pública, los administradores escolares desempeñan un papel importante en la construcción de experiencias democráticas y el fomento de una cultura de participación; Las políticas educativas contemporáneas están influenciadas por la concepción político-neoliberal-empresarial, con repercusiones en la forma en que se organiza la escuela y en la conducción de propuestas que llegan a ella.
||O processo de conquista do direito à educação é resultado dos movimentos organizados que lutaram para que todos tivessem acesso à educação, principalmente os filhos da classe trabalhadora. O objetivo da pesquisa foi compreender os mecanismos da gestão democrática para o processo de atuação das comunidades local e escolar na organização da escola pública no município de Jequiá da Praia, no estado de Alagoas. Os caminhos metodológicos percorridos caracterizaram-se como de natureza qualitativa, e o estudo de caso, como técnica de pesquisa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a aplicação de questionário com nove gestores escolares e uma entrevista com uma gestora. Os resultados da pesquisa evidenciaram que há limitações no processo de atuação das comunidades local e escolar, as quais não contribuem para a concretização da escola democrática, considerando que todos que formam o espaço educativo são responsáveis pela concretização da escola pública; no contexto da educação pública, os gestores escolares têm um papel importante na construção das vivências democráticas e no incentivo à cultura da participação; as políticas educacionais contemporâneas sofrem influências da concepção político-neoliberal-gerencial, repercutindo na forma de organização da escola e na condução das proposições que chegam até ela.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Silva, Erivaldo Ferreira da | Silva, Givanildo da
Data
14 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25089 | 10.5585/eccos.n69.25089
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Erivaldo Ferreira da Silva, Givanildo da Silva | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 69: Dossiê 69 - Educação e Literatura; e25089 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
mecanismos de participação | gestão democrática | organização da escola | participation mechanisms | democratic management | school organization | mecanismos de participación | gestión democrática | organización escolar
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion