-
The mozambic public university and its community: excludent training offer and (im)possibility of social participation|| La universidad pública de mozambic y su comunidad: oferta formativa excludente y (im)posibilidad de participación social||A universidade pública moçambicana e a sua comunidade: oferta formativa excludente e (im)possibilidade de participação social
- Voltar
Metadados
Descrição
This article seeks to reflect on the university and the community in which it is located. On the one hand, emphasis is given to the training offer and the possibilities that are offered to future students. On the other hand, it analyses the possibilities for social participation in the community in which they are located. In this sense, it examines the processes relating to the establishment of the university in Mozambique and its evolution, as well as the vacancies available for its attendance. The research has an exploratory and descriptive nature whose motto is based on documentary and bibliographical research. The results indicate that the majority of places (58.4%) made available by higher education institutions with the legal name of university are reserved for a modality that involves the payment of fees and/or monthly fees, which, in a certain way, means the collapse of the public to give way to silent privatization. Furthermore, this privatist trend is carried out without considering the social condition of many students, which makes it an exclusionary institution. It is concluded, therefore, that there is a need for greater participation in the decision-making process for intercession between the university and its community, thus allowing greater social participation.
||Este artículo busca reflexionar sobre la universidad y la comunidad en la que se ubica. Por un lado, se da énfasis a la oferta formativa y las posibilidades que se ofrecen a los futuros estudiantes. Por otro lado, se analiza las posibilidades de participación social en la comunidad en la que se ubican. En este sentido, examina los procesos relacionados con el establecimiento de la universidad en Mozambique y su evolución, así como las vacantes disponibles para su asistencia. La investigación tiene un carácter exploratorio y descriptivo cuyo lema se basa en la investigación documental y bibliográfica. Los resultados indican que la mayoría de las vacantes (58,4%) ofertadas por las instituciones de educación superior con denominación legal de universidad están reservadas para una modalidad que implica el pago de tasas y/o cuotas mensuales, lo que en cierta manera significa el colapso de que el público dé paso a una privatización silenciosa. Además, esta tendencia privatista se lleva a cabo sin tener en cuenta la condición social de la mayoría de los estudiantes, lo que la convierte en una institución excluyente. Se concluye, por tanto, que existe la necesidad de una mayor participación en el proceso de toma de decisiones de intercesión entre la universidad y su comunidad, permitiendo así una mayor participación social.
||O presente artigo procura refletir sobre a universidade e a comunidade onde se encontra inserida. Por um lado, destaque é dado para a oferta formativa e para as possibilidades que são colocadas para os futuros alunos. Por outro lado, analisam-se as possibilidades de participação social da comunidade onde as mesmas se encontram inseridas. Neste sentido, examinam-se os processos atinentes à implantação da universidade em Moçambique e sua evolução, bem como as vagas disponibilizadas para a sua frequência. A pesquisa tem um carácter exploratório e descritivo cujo mote está assente no levantamento documental e bibliográfico. Os resultados apontam que a maior parte das vagas (58,4%) disponibilizadas pelas instituições de ensino superior com a denominação legal de universidade são reservadas a uma modalidade que implica o pagamento de taxas e/ou mensalidades, o que significa, de certa forma, a derrocada do público para dar lugar à privatização silenciosa. No mais, essa tendência privatista é efetuada sem olhar para a condição social da maioria dos alunos, o que faz com se torne numa instituição excludente. Conclui-se, deste modo, que há necessidade de uma maior participação no processo de tomada de decisões para a intercessão entre universidade e sua comunidade, permitindo, deste modo, maior participação social.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Bene, Leonel Elias
Data
14 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25239 | 10.5585/eccos.n69.25239
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Leonel Elias Bene | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 69: Dossiê 69 - Educação e Literatura; e25239 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
University | Community | Access to Higher Education | Mozambique | Universidad | Comunidad | Acceso a la Educación Superior | Mozambique | Universidade | Comunidade | Acesso à Educação Superior | Moçambique
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion