-
The jungle and the savannah: brazilian education and contemporary african writers|| La selva y la sabana: la educación brasileña y los escritores africanos contemporáneos||A selva e a savana: a educação brasileira e os escritores africanos contemporâneos
- Voltar
Metadados
Descrição
This article, paraphrasing the title of a beautiful novel by Pepetela, The savannah and the steppˆ, addresses the literary work of this great Angolan writer, as well as that of two other novelists, also from Africa: Agualuza, from Angola, and Mia Couto, from Mozambique. The work establishes a deep connection between art and education, especially between literature and education, analyzing the contemporary novelistic production of African authors, highlighting those who, in one way or another, were influenced by great Brazilian writers. In this sense, knowledge of this literature contributes to compliance with Law No. 10.639/2003, which establishes the mandatory teaching of African culture and history in Brazilian Basic Education.
||Este artículo, parafraseando el título de una bella novela de Pepetela, A savana e a estepe, aborda la obra literaria de este gran escritor angoleño, así como la de otros dos novelistas, también africanos: Agualuza, de Angola y Mia Couto, de Mozambique. La obra establece una profunda conexión entre arte y educación, especialmente entre literatura y educación, analizando la producción novelística contemporánea de autores africanos, destacando aquellos que, de una forma u otra, fueron influenciados por grandes escritores brasileños. En este sentido, el conocimiento de esta literatura contribuye al cumplimiento de la Ley nº 10.693/2003, que establece la enseñanza obligatoria de la cultura y la historia africanas en la Educación Básica brasileña.
||O presente artigo, parafraseando o título de um belo romance de Pepetela, A savana e a estepe, aborda a obra literária desse grande escritor angolano, como a de dois outros romancistas, também da África: Agualuza, de Angola e Mia Couto, de Moçambique. O trabalho estabelece uma conexão profunda entre arte e educação, especialmente entre literatura e educação, analisando a contemporânea produção romanesca contemporânea de autores africanos, com destaque daqueles que, de uma forma ou de outra, foram influenciados por grandes escritores brasileiros. Neste sentido, o conhecimento dessa literatura contribui para o cumprimento da Lei n.º 10.693/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da cultura e da história da África, na Educação Básica Brasileira.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Romão, José Eustáquio
Data
14 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/26248 | 10.5585/eccos.n69.26248
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 José Eustáquio Romão | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 69: Dossiê 69 - Educação e Literatura; e26248 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
África | Brasil | educação | literatura | conteúdos cognitivos formativos | Africa | Brazil | education | literature | África | Brasil | educación | literatura
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion