-
Legal education and literature: a necessary approach||Educación jurídica y literatura jurídica: un enfoque necesario||Ensino jurídico e literatura: uma aproximação necessária
- Voltar
Metadados
Descrição
Based on the assumption that literature is an elementary component in the training of law students, as it develops skills such as creativity, critical and reflective capacity, a sense of ethics and justice, empathy and communicative skills, essential to professional practice, a theoretical dialogue is suggested between the categories described by Trindade and Gubert (2008) — Law in Literature, Law as Literature and Right to Literature — and the periodization of juris-philosophical currents proposed by Cassien and Billier (2005). In the part referring to Law in Literature, some fictional literary works are listed that can contribute to shed light on some legal issues, given its proximity to the topic. In Law as Literature, it is analyzed how the use of typical literary resources has been an effective response to the crisis suffered by legal positivism throughout the 20th century and which entered the 21st century. It is postulated that the use of literature in Law courses can alleviate the dryness of certain content, facilitating its assimilation. It is also argued that the development of pleasure in reading among jurists can help mitigate positivist practices that still prevail, which are an obstacle to the full realization of citizens' rights.
||Partiendo del supuesto de que la literatura es un componente elemental en la formación de los estudiantes de derecho, ya que desarrolla habilidades como la creatividad, la capacidad crítica y reflexiva, el sentido de la ética y la justicia, la empatía y las habilidades comunicativas, esenciales para el ejercicio profesional, el diálogo teórico. Se sugiere entre las categorías descritas por Ost (2004) – Derecho en la literatura y el derecho como literatura – y Cândido (2023) – Derecho a la literatura – y la periodización de las corrientes jurídico-filosóficas propuesta por Cassien y Billier (2005). En la parte referida al Derecho en la Literatura, se enumeran algunas obras literarias de ficción que pueden ayudar a arrojar luz sobre algunas cuestiones jurídicas, dada su cercanía al tema. En El derecho como literatura se analiza cómo el uso de recursos típicos de la literatura ha sido una respuesta eficaz a la crisis que sufrió el positivismo jurídico a lo largo del siglo XX y que entró en el XXI. Se postula que el uso de la literatura en las carreras de Derecho puede paliar la aridez de determinados contenidos, facilitando su asimilación. También se sostiene que el desarrollo del placer por la lectura entre los juristas puede ayudar a mitigar prácticas positivistas que aún prevalecen y que constituyen un obstáculo para la plena realización de los derechos ciudadanos.
||A partir do pressuposto de que a literatura é um componente elementar à formação dos estudantes do direito, por desenvolver competências como a criatividade, a capacidade crítica e reflexiva, o senso ético e de justiça, a empatia e a habilidade comunicativa, imprescindíveis à prática profissional, sugere-se o diálogo teórico entre as categorias descritas por Ost (2004) — Direito na Literatura e Direito como Literatura — e Cândido (2023) — Direito à Literatura — e a periodização das correntes jusfilosóficas proposta por Cassien e Billier (2005). Na parte referente ao Direito na Literatura, enumeram-se algumas obras literárias fictícias que podem contribuir para lançar luzes sobre algumas questões jurídicas, dada a sua proximidade com o tema. Em o Direito como Literatura, é analisado como o emprego de recursos típicos da literatura tem sido uma resposta eficaz à crise sofrida pelo positivismo jurídico ao longo do século XX e que adentrou no século XXI. Postula-se que a utilização da literatura nos cursos de Direito pode atenuar a aridez de determinados conteúdos, facilitando sua assimilação. Argumenta-se também que o desenvolvimento do prazer pela leitura entre os juristas pode ajudar a mitigar práticas positivistas ainda reinantes, que são um entrave à plena concretização dos direitos dos cidadãos.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Abreu, Leonardo Lani de | Chagas, Isabelly Krystal Souza | Araújo, Marcos Vinícius Silva de
Data
14 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/26540 | 10.5585/eccos.n69.26540
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Leonardo Lani de Abreu, Isabelly Krystal Souza Chagas, Marcos Vinícius Silva de Araújo | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 69: Dossiê 69 - Educação e Literatura; e26540 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
law | legal education | interdisciplinarity | literature | derecho | educación jurídica | nterdisciplinariedad | literatura | direito | ensino jurídico | interdisciplinaridade | literatura
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion