-
Educação, cidadania, democracia e desenvolvimento: reflexões em tempos de Covid-19 na educação básica do artigo
- Voltar
Metadados
Descrição
This work articulates a reflection on the relationship between education, citizenship, democracy and national development in the post-Covid-19 pandemic, in national basic education. The literature review presents aspects of the application of systems and technological tools to mitigate the impacts and/or negative effects resulting from the interruption of face-to-face classes in public schools. It is a qualitative study, with an exploratory, bibliographic and descriptive character, which used research data that portray learning losses and school dropouts that reverberate in the citizenship education of students, with repercussions on democratic society and the development of the country. It thus portrays a post-pandemic context that has further exposed the weaknesses of the public and formal education system in terms of infrastructure, accessibility and quality of education to, in the end, promote a reflection on the possible future and growing challenges of public education after this period of exception.||Este trabajo articula una reflexión sobre la relación entre educación, ciudadanía, democracia y desarrollo nacional en la post pandemia del Covid-19, en la educación básica nacional. La revisión bibliográfica presenta aspectos de la aplicación de sistemas y herramientas tecnológicas para mitigar los impactos y/o efectos negativos derivados de la interrupción de las clases presenciales en las escuelas públicas. Se trata de un estudio cualitativo, de carácter exploratorio, bibliográfico y descriptivo, que utilizó datos de investigación que retratan pérdidas de aprendizaje y deserción escolar que repercuten en la formación ciudadana de los estudiantes, con repercusiones en la sociedad democrática y el desarrollo del país. Retrata así un contexto pospandemia que expuso aún más las debilidades del sistema educativo público y formal en términos de infraestructura, accesibilidad y calidad de la educación, para, en definitiva, promover una reflexión sobre los posibles futuros y crecientes desafíos de la educación. educación pública después de este período de excepción.||Este trabalho articula uma ponderação sobre a relação educação, cidadania, democracia e desenvolvimento nacional no pós-pandemia de Covid-19, na educação básica nacional. A revisão da literatura apresenta os aspectos de aplicação de sistemas e ferramentas tecnológicas para mitigar os impactos e/ou efeitos negativos decorrentes da interrupção das aulas presenciais nas escolas da rede pública de ensino. É um estudo qualitativo, com caráter exploratório, bibliográfico e descritivo, o qual utilizou-se de dados de pesquisas que retratam as perdas de aprendizagem e a evasão escolar que reverberam na formação cidadã dos alunos, com repercussão na sociedade democrática e no desenvolvimento do país. Retrata, assim, um contexto pós-pandêmico que expôs ainda mais as fragilidades do sistema educacional público e formal naquilo que se refere a infraestrutura, acessibilidade e qualidade do ensino para, ao final, promover uma reflexão a respeito dos possíveis desafios futuros e crescentes da educação pública após esse período de exceção.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Iwamoto Poloni, Paula Keiko
Data
10 de fevereiro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/aceno/article/view/15636 | 10.48074/aceno.v10i24.15636
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 ACENO - Revista de Antropologia do Centro-Oeste
Fonte
ACENO - Revista de Antropologia do Centro-Oeste; v. 10 n. 24 (2023): setembro a dezembro de 2023; 445 - 466 | 2358-5587 | 10.48074/aceno.v10i24
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares