-
Datified listening of music: algorithmic educability and taste performance in platforms of musical streaming||Escuta datificada de música: educabilidade algorítmica e performance de gosto em plataformas de streaming musical
- Voltar
Metadados
Descrição
Music streaming platforms have changed consumption modes through recommender systems and personalized deliveries. On Twitter/X, we observed listeners talking about teaching these systems in order to increase their accuracy in relation to their own tastes. We mapped these socio-communicational practices with the aim of investigating what they mean by educating algorithms and how these reports express taste performances. Using the collection and analysis of the contents of publications made by listeners as a methodology, the study is based on 82 tweets/xs posted between 2021 and 2022. In them, we identified three axes of meaning: (1) pragmatic management of behaviors based on the idea of education; (2) transformations in musical consumption; and (3) performances of a taught taste. As results, we propose the notion of algorithmic educability, which points to the naturalization of data-driven listening.||Plataformas de streaming de música han estado cambiando los modos de consumo a través de sistemas de recomendación y entregas personalizadas. En Twitter/X, observamos publicaciones de oyentes comentando sobre "enseñar" estos sistemas con el objetivo de aumentar su precisión en relación a sus propios gustos. Mapeamos estas prácticas sociocomunicacionales con el fin de investigar lo que entienden por "educar algoritmos" y cómo estos informes expresan actuaciones de gusto musical. Utilizando como metodología la recopilación y análisis de los contenidos de las publicaciones realizadas por los oyentes, el estudio se basa en 82 tweets/xs publicados entre 2021 y 2022. En ellos, identificamos tres ejes de significado: (1) gestión pragmática de comportamientos a partir de la idea de educación; (2) transformaciones en el consumo musical; y (3) Actuaciones de un gusto enseñado. Como resultados, proponemos la noción de "educabilidad algorítmica", que apunta a la naturalización de una escucha datificada.||Plataformas de streaming de música têm alterado os modos de consumo com base em sistemas de recomendação e entregas personalizadas. No Twitter/X, observamos postagens de ouvintes comentando sobre ensinar esses sistemas com o intuito de aumentar sua acurácia em relação aos próprios gostos. Mapeamos essas práticas sociocomunicacionais com o objetivo de investigar o que elas entendem por educar algoritmos e como esses relatos expressam performances de gosto musical. Tendo como metodologia a coleta e análise dos conteúdos das publicações realizadas pelos ouvintes, o estudo é baseado em 82 tweets/xs postados entre 2021 e 2022. Neles, identificamos três eixos de sentido: (1) gestão pragmática dos comportamentos com base na ideia de educação; (2) transformações do consumo musical; e (3) performances de um gosto ensinado. Como resultados, propomos a noção de educabilidade algorítmica, que aponta para a naturalização de uma escuta datificada.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Araujo, Willian Fernandes | Moreira, Alékis de Carvalho | Polivanov, Beatriz
Data
4 de junho de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Galaxia; Vol. 49 No. 1 (2024): Galáxia volume 49; e63827 | GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; v. 49 n. 1 (2024): Galáxia volume 49; e63827 | 1982-2553
Assuntos
music streaming platforms | education | algorithms | taste performance | Twitter/X | plataformas de streaming de música | educação | algoritmos | performance de gosto | Twitter/X
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion