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The globalization of the State of Exception as an imaginary cycle of futurist movies||La globalización del Estado de Excepción como ciclo imaginario de películas futuristas.||A mundialização do Estado de Exceção como ciclo imaginário dos filmes futuristas
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Metadados
Descrição
The image of the future in sci-fi movies is made from the imaginary contexts of each era. These contexts elaborate thematic cycles that appear over time. This paper aims to discuss the emergence of the culture of citizen surveillance, which is present in our time. This culture is constantly present in sci-fi movies, especially in films movies that take place in dystopian futures. We are interested in its implications in social arrangements, and we chose as the object of discussion the films THX 1138, Brazil and Minority Report. These films movies show possibilities of surveillance and control that are particularly different from each other, but they have in common share societies in a constant state of emergency, which war, ultimately, is waged against its own citizens. They are futuristic films, but also mirrors of a present in which governments classify their citizens in different conditions of political protection.||La imagen del futuro en las películas de ciencia ficción se elabora a partir de los contextos imaginarios de cada época. Estos contextos crean ciclos temáticos que aparecen con el tiempo. Este artículo tiene como objetivo discutir el surgimiento de la cultura de la vigilancia ciudadana, presente en nuestro tiempo. Esta cultura está constantemente presente en las películas de ciencia ficción, especialmente en obras que tienen lugar en futuros distópicos. Nos interesan sus implicaciones para los acuerdos sociales, con las películas THX 1138, Brasil-la película y Minority Report como tema de discusión. Estas películas muestran posibilidades particularmente distintas de vigilancia y control, pero tienen en común sociedades en un constante estado de emergencia, cuya guerra se libra en última instancia contra sus propios ciudadanos. Películas futuristas pero espejos de un presente en el que los gobiernos clasifican a sus ciudadanos en diferentes condiciones de protección política.||A imagem do futuro nos filmes de ficção científica é feita com base em contextos imaginários de cada época. Esses contextos elaboram ciclos temáticos que se apresentam ao longo do tempo. Este artigo visa discutir o surgimento da cultura de vigilância dos cidadãos presente em nosso tempo. Essa cultura é presença constante em filmes de ficção científica, especialmente em obras que se passam em futuros distópicos. Nos interessa suas implicações nos arranjos sociais, tendo como objeto de discussão os filmes THX 1138, Brazil – o filme e Minority Report. Tais filmes mostram possibilidades de vigilância e controle particularmente distintas entre si, porém, eles têm em comum sociedades em constante estado de emergência, cuja guerra, em última instância, é travada contra os próprios cidadãos. São filmes futuristas, mas espelhos de um presente em que os governos classificam seus cidadãos em diferentes condições de proteção política.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Silva, Eduardo Duarte Gomes da | Dantas, Rafael
Data
4 de junho de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Galaxia; Vol. 49 No. 1 (2024): Galáxia volume 49; e63074 | GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; v. 49 n. 1 (2024): Galáxia volume 49; e63074 | 1982-2553
Assuntos
imaginary cycles | states of exception | sci-fi | futuristic movies | ciclos imaginários | estados de exceção | ficção científica | filmes futuristas | ciclos imaginarios | estados de excepción | ficción cientifica | películas futuristas
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion