-
Campus Education as a Human Right: reflections on policies, principles and conceptions from a marxist viewpoint||La Educación en el Campus como Derecho Humano: reflexiones sobre políticas, principios y concepciones desde un punto de vista marxista||A Educação do Campo como Direito Humano: reflexões sobre políticas, princípios e concepções em uma visão marxista
- Voltar
Metadados
Descrição
This article aims to reflect on the challenges and possibilities of rural education and on the relations and contradictions between education and work from a Marxist perspective. The methodological instruments are based on a qualitative method, analyzing dissertations and theses produced from the perspective of Dialectical Historical Materialism and accessed through the Digital Library of Theses and Dissertations - BDTD. The works also discuss the origins, work, policies and concepts of rural education. We observed that there are challenges, tensions and problems regarding rural education, which in many cases still expresses an urban-centric education linked to the demands of the capitalist mode of production. It was found that the National Common Curriculum Base itself is aligned with the political-ideological ideology of capitalism and can lead to a precarious education for rural children and young people.||Este artículo pretende reflexionar sobre los desafíos y posibilidades de la educación rural y sobre las relaciones y contradicciones entre educación y trabajo desde una perspectiva marxista. Los instrumentos metodológicos se basan en un método cualitativo, analizando disertaciones y tesis producidas desde la perspectiva del Materialismo Histórico Dialéctico y accedidas a través de la Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones - BDTD. Además, los trabajos dialogan sobre los orígenes, el trabajo, las políticas y los conceptos de educación rural. Observamos que existen desafíos, tensiones y problemas en relación a la educación rural, que en muchos casos aún expresa una educación urbano-céntrica vinculada a las exigencias del modo de producción capitalista. Se constató que la propia Base Curricular Común Nacional está alineada con la ideología político-ideológica del capitalismo y puede llevar a una educación precaria para los niños y jóvenes rurales.||Este artigo visa refletir sobre os desafios e possibilidades da educação do campo e sobre as relações e contradições entre educação e trabalho num viés marxista. Os instrumentos metodológicos constituem-se sob método qualitativo, analisar dissertações e teses produzidas pela ótica do Materialismo Histórico Dialético e acessadas por meio da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Além disso, as obras dialogam sobre a origem, trabalho, políticas e conceitos da educação do campo. Observamos que existem desafios, tensões e problemas quanto à Educação do Campo que ainda expressa, em muitos casos, uma educação urbanocêntrica ligada às demandas do modo de produção capitalista. Constatou-se que a própria Base Nacional Comum Curricular demonstra alinhamento ao ideário político-ideológico do capitalismo e pode levar à precarização da formação das crianças e jovens do campo.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Silva, Gilberto Sousa | Barbosa, Eriosvaldo Lima
Data
31 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/61091 | 10.23925/1809-3876.2024v22e61091
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista e-curriculum; Vol. 22 (2024): Fluxo contínuo; e61091 | Revista e-Curriculum; v. 22 (2024): Fluxo contínuo; e61091 | 1809-3876
Assuntos
ruralities | Marx | rural education | public policies | ruralidades | Marx | educación rural | políticas públicas | ruralidades | Marx | educação do campo | políticas públicas
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion