Descrição
This article aims to analyze elements of the Base Curriculum of the Territory of Santa Catarina for Secondary Education (CBTCEM), based on the issue: what are the implications of the CBTCEM in the precariousness of youth training and teaching work? It was based on a qualitative approach, with a descriptive, interpretative and analytical character, using bibliographical and documental research procedures. It has among the theoretical references Thiesen (2021) and Frigotto and Ramos (2016). We identified that the CBTCEM was prepared and approved quickly, its ultra-flexible composition significantly reduces general training by offering training itineraries, due to their structure, precarious the formation of youths and teaching work.||Este artículo tiene como objetivo analizar elementos del Currículo Base del Territorio de Santa Catarina para la Enseñanza Secundaria (CBTCEM), a partir del problema: ¿Cuáles son las implicaciones del CBTCEM en la precariedad de la formación y el trabajo docente de los jóvenes? Se ha amparado en un enfoque cualitativo, con carácter descriptivo, interpretativo y analítico, utilizando procedimientos de investigación bibliográfica y documental. Ha entre los referentes teóricos Thiesen (2021) y Frigotto y Ramos (2016). Identificamos que el CBTCEM se hubo elaborado y aprobado de manera acelerada, la composición altamente flexible significativamente reduce la educación general al ofrecer itinerarios de formación que, por su estructuración, debilitan la formación de los jóvenes y el trabajo docente.||Este artigo objetiva analisar elementos do Currículo Base do Território Catarinense para o Ensino Médio (CBTCEM) a partir da problemática: Quais as implicações do CBTCEM na precarização da formação das juventudes e do trabalho docente? Amparou-se em uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, interpretativo e analítico, empregando procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental. Tem entre os referenciais teóricos Thiesen (2021) e Frigotto e Ramos (2016). Identificamos que o CBTCEM foi elaborado e aprovado de forma aligeirada, e sua composição ultraflexível reduz significativamente a Formação Geral ao ofertar itinerários formativos que, pela sua estruturação, precarizam a formação das juventudes e o trabalho docente.