-
Políticas Públicas de Gestão Escolar e Liderança Educacional: um estudo de caso do modelo de Sobral no Ceará
- Voltar
Metadados
Descrição
This article aims to analyze public policies that deal with school management and educational leaders in the municipality of Sobral. The study is an exploratory bibliographical research, descriptive research and a qualitative case study. This work is justified as school managers are also responsible for the educational performance of students, hence the relevance of this topic. As a result, there was a restructuring of Sobral's public educational policies, as well as the strengthening of school management, in which educational leaders are derived from a selection process with an emphasis on technical skills and without political-partisan interference. It was observed that public policies have administrative and pedagogical autonomy as their guiding principle, and there are support and supervision teams to individually monitor school directors. There was also the possibility of in-service training for school managers, the participation of students' families in the teaching and learning processes, and the existence of financial incentives for schools that stood out in educational results.||O presente artigo tem como objetivo analisar as políticas públicas que tratam sobre gestão escolar e lideranças educacionais do município de Sobral. O estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória, pesquisa descritiva e um estudo de caso com caráter qualitativo. Este trabalho justifica-se na medida em que os gestores escolares também são responsáveis pelo desempenho educacional dos alunos, por isso a relevância dessa temática. Como resultados, constatou-se uma reestruturação das políticas públicas educacionais de Sobral, bem como o fortalecimento da gestão escolar, a qual as lideranças educacionais são derivadas de processo seletivo com ênfase nas competências técnicas e sem interferência político-partidária. Observou-se que as políticas públicas têm como princípio norteador a autonomia administrativa e pedagógica, e existem equipes de apoio e supervisão para acompanhar individualmente os diretores das escolas. Verificou-se, também, a possibilidade de formação em serviço para os gestores escolares, a participação da família dos alunos nos processos de ensino e aprendizagem, e constatou-se a existência de incentivo financeiro para as escolas que se destacaram nos resultados educacionais.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
de Lima Brito, Mateus | Lima Vasconcelos, Francisco Herbert | Almeida Ferreira Siqueira, Raquel
Data
14 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/11198 | 10.18316/recc.v29i1.11198
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Educação, Ciência e Cultura
Fonte
Educação, Ciência e Cultura; v. 29 n. 1 (2024) | 2236-6377
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion